Sobrevivo : trajetórias de uma encenação enegrecida
dc.contributor.advisor | Fagundes, Silvia Patricia | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Sandino Rafael da Silva da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T04:08:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/204935 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho, em forma de memorial crítico-reflexivo, reflete sobre o processo de criação do espetáculo SobreVivo – Antes que o Baile Acabe, que aborda temáticas étnico-raciais em uma proposta de encenação enegrecida desenvolvida por uma equipe artística composta majoritariamente por pessoas negras, entre os anos de 2018 e 2019. A dramaturgia foi construída colaborativamente durante o processo de ensaios, a partir de narrativas biográficas dos jovens atores e atrizes, evocando suas próprias experiências em relação à negritude e ao racismo estrutural que constitui a sociedade brasileira. O espetáculo tem como referenciais manifestações culturais do povo negro como o hip-hop, o samba, o funk, a religiosidade de matriz africana e o poetry slam, compondo uma cena simultaneamente crítica e festiva, que questiona o contexto da branquitude. Reflete-se também sobre o papel do diretor na criação cênica, especialmente em processos que envolvem histórias pessoais, analisando os possíveis mecanismos constitutivos deste modo de criação teatral. | pt_BR |
dc.description.abstract | The paper, in the form of a critical-reflexive memorial, reflects on the process of creating the play SobreVivo - Before the Ball ends, which addresses ethnic-racial themes in a proposal of blackened staging developed by an artistic team composed mostly of black people, between 2018 and 2019. Dramaturgy was built collaboratively during the rehearsal process, based on biographical narratives of young actors and actresses, evoking their own experiences in relation to the blackness and structural racism that constitutes Brazilian society. The play has as reference cultural manifestations of the black people such as hip-hop, samba, funk, African religiosity and poetry slam, composing a simultaneously critical and festive scene that questions the context of whiteness. It also reflects on the role of the director in the scenic creation, especially in processes that involve personal histories, analyzing the possible constitutive mechanisms of this mode of theatrical creation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Creation processes | en |
dc.subject | Processos de criação | pt_BR |
dc.subject | Play directing | en |
dc.subject | Direção teatral | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.subject | Festivity | en |
dc.subject | Narrativas pessoais | pt_BR |
dc.subject | Blackness | en |
dc.subject | Personal narratives | en |
dc.title | Sobrevivo : trajetórias de uma encenação enegrecida | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001110806 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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