Precariedade e auto-exílio : processos de um disco lo-fi na era pós-digital
Date
2019Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente projeto de graduação em música popular tem como objetivo a reflexão em torno do papel do músico-produtor lo-fi na era pós-digital, a partir da concepção e gravação de um álbum de músicas produzido de maneira precária e autônoma em um quarto de dormir. Com inspiração metodológica no conceito de Pesquisa Artística, o memorial levanta de modo auto-reflexivo os caminhos percorridos por Gabriel Islaz Gonçalves dos Santos em meio à composição, arranjo, gravação, mixagem e pós-produção das ...
O presente projeto de graduação em música popular tem como objetivo a reflexão em torno do papel do músico-produtor lo-fi na era pós-digital, a partir da concepção e gravação de um álbum de músicas produzido de maneira precária e autônoma em um quarto de dormir. Com inspiração metodológica no conceito de Pesquisa Artística, o memorial levanta de modo auto-reflexivo os caminhos percorridos por Gabriel Islaz Gonçalves dos Santos em meio à composição, arranjo, gravação, mixagem e pós-produção das músicas. O trabalho também apresenta brevemente os conceitos de cultura underground, do it yourself, lo-fi e música pós-digital. A exposição da trajetória do músico-produtor tem em vista a contextualização do objeto de pesquisa na sua vida. ...
Abstract
This undergraduate paper aims to reflect about the role of the lo-fi musician-producer in the post-digital era, from the conception and recording of a precariously autonomously album, produced in a bedroom. This manuscript approaches the artistic process self-reflexively inspired upon the concept of Artistic Research, reaching the paths taken by Gabriel Islaz Gonçalves dos Santos through the composition, arrangement, recording, mixing and post-production of the songs, also briefly introduces th ...
This undergraduate paper aims to reflect about the role of the lo-fi musician-producer in the post-digital era, from the conception and recording of a precariously autonomously album, produced in a bedroom. This manuscript approaches the artistic process self-reflexively inspired upon the concept of Artistic Research, reaching the paths taken by Gabriel Islaz Gonçalves dos Santos through the composition, arrangement, recording, mixing and post-production of the songs, also briefly introduces the concepts of underground culture, do it yourself, lo-fi and post-digital music. The composer’s musical path comes into place in order to elucidate his relation to this research object. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License