Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorReinheimer, Morgana Alinept_BR
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-23T04:05:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204853pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo, resultado da produção de dados para uma pesquisa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática, tem como objetivo compartilhar as reflexões provenientes a partir de um curso ofertado na modalidade à distância. Os participantes do curso, os quais totalizam nove sujeitos, foram professores com formação inicial concluída e que atuam na educação básica. Ao longo do curso, que ocorreu durante dois meses, fez-se uso do aplicativo WhatsApp e da plataforma virtual Coursify.me, onde foram realizadas discussões sobre problemas e atividades de matemática, as quais constituíram o escopo para análise a partir dos referenciais teóricos estudados, entre eles as ideias de Jean Piaget sobre colaboração e cooperação. As análises estão subsidiadas por um olhar qualitativo, o qual permitiu observar a partir das interações entre os participantes, a construção de soluções criativas e encaminhamentos para as situações matemáticas apresentadas. Ao fim da pesquisa pode-se concluir que o trabalho coletivo, evidenciado a partir de ações em conjunto pelos sujeitos participantes, oportunizou além das discussões matemáticas, que os sujeitos refletissem sobre as possibilidades de ações a serem realizadas nas aulas de matemática da educação básica.pt_BR
dc.description.abstractThis article, the result of data production for a research of Academic Master in Mathematics Teaching, aims to share the reflections coming from a course offered in the distance modality. The course participants, which total nine subjects, were teachers with completed initial education and working in basic education. During the course, which took place over two months, we made use of the WhatsApp application and the Coursify.me virtual platform, where discussions were held on mathematical problems and activities, which provided the scope for analysis based on the theoretical frameworks studied, among them Jean Piaget's ideas on collaboration and cooperation. The analyzes are supported by a qualitative look, which allowed observing from the interactions between the participants, the construction of creative solutions and referrals to the mathematical situations presented. At the end of the research it can be concluded that the collective work, evidenced from joint actions by the participating subjects, provided opportunities beyond the mathematical discussions, for the subjects to reflect on the possibilities of actions to be performed in basic education math classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, no. 3 (dez. 2019), [10] p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectCollaborationen
dc.subjectVirtual communitiesen
dc.subjectFormação de professores : Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectCooperationen
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectComunidades virtuaispt_BR
dc.titleFormação de professores de matemática que preparam estudantes para a OBMEP : uma experiência com tecnologias digitaispt_BR
dc.title.alternativeTraining of mathematics teachers preparing students for OBMEP : an experience with digital technologiesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001110323pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem