Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPaulo, Iramaia Jorge Cabral dept_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-23T04:04:59Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204832pt_BR
dc.description.abstractA componente experimental do trabalho foi realizada em duas escolas de Ensino Médio da rede particular da cidade de Cuiabá, Brasil, envolvendo cerca 100 alunos, para os quais foram ministrados conteúdos sobre os conceitos fundamentais da MQ na Interpretação de Copenhagen (não determinismo e complementaridade), sendo que, numa das escolas, isso ocorreu após o ensino do tópico “ondulatória”, na perspectiva do ensino da Física Clássica, e na outra escola, antes do ensino deste tópico. Os instrumentos utilizados na avaliação da aprendizagem dos alunos, foram avaliações escritas com questões objetivas e questões abertas. Os dados obtidos foram interpretados através de análise fenomenográfica. Os resultados obtidos indicam que os alunos não apresentaram dificuldades em aprender os conceitos quânticos abordados que sejam maiores que as dificuldades em aprender conceitos clássicos. Foram também identificadas algumas concepções com relação aos conceitos de complementaridade e não determinismo que podem fornecer subsídios sobre como os aprendizes constroem uma aprendizagem potencialmente significativa sobre os conceitos fundamentais da MQ.pt_BR
dc.description.abstractThe experimental part of this work was accomplished in two secondary schools at Cuiabá, Mato Grosso State, Brazil, with approximately 100 students, by means of classes on the fundamental principles of Quantum Mechanics in the Copenhagen Interpretation (mainly nondeterminism and complementarity). In one of the schools, this was performed after teaching the topic “waves”, in the perspective of the classical physics, and in the other school, before teaching this topic. The instruments employed in the assessment of the level of students' learning were made up using both open and objective written questions. The obtained data were collected and interpreted by means of the phenomenographic analysis. The findings indicate that the students did not present more learning difficulties than in the case of classical concepts. Some conceptions on complementarity and non-determinism were identified in order to find elements that may clarify the process of how the students construct a potentially meaningful learning on the fundamental concepts of Quantum Mechanics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 4, n. 2 (maio/ago. 2004), p. 63-73pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching Quantum Mechanics in the secondary levelen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectCopenhagen interpretationen
dc.subjectCritical meaningful learningen
dc.titleAbordando conceitos fundamentais da mecânica quântica no nível médiopt_BR
dc.title.alternativeApproaching quantum mechanics fundamental concepts at high school level en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000518742pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples