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dc.contributor.authorBastos Filho, Jenner Barrettopt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-22T04:11:06Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2237-9185pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204796pt_BR
dc.description.abstractO objetivo precípuo deste trabalho é pesquisar eventuais e/ou reais influências exercidas pelo positivismo de lavra comtiana no movimento Physics First. Explora-se a semelhança da reivindicação veemente do movimento Physics First em prol de um ensino das ciências seguindo a ordem cronológica Física-Química-Biologia com a ordem ensejada pela classificação das ciências de Comte. Conexões entre os planos pedagógicos e epistemológicos são discutidas. Argumenta-se que embora a ciência e epistemologia modernas não respaldem a filosofia positivista que submete a imaginação e a conjectura a um estatuto inferior àqueles dos dados imediatos da observação, ainda assim há elementos bastante relevantes em ambos, no movimento Physics First e no positivismo, e que sugerem atalhos cognitivos e matrizes de pré-requisitos disciplinares compatíveis com uma crescente divisão social do trabalho. Assevera-se ainda que tal influência não deve ser demonizada.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is the search of eventual and/or real influence exerted by Comte’s positivistic philosophy on the motion Physics First. It is explored the similitude between, on one side, the claiming in favor of the practice of the science teaching according to the chronological order Physics-Chemistry-Biology and, on the other, the Comte’s classification of science following the order from the simplicity to the growing complexity. Connections between pedagogical and epistemological plans are discussed. It is argued that, in spite of the development of modern science and epistemology do not agree with positivistic claims of major status attributed to observation than speculation and imagination, it is possible to conclude that both, Physics First and positivism, present relevant aspects concerning simplification of the teaching and the knowledge due to a growing social division of the work. This influence must be considered and not demonized.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 4, n. 1 (2020), p. 76-95pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysics First Movementen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPositivismopt_BR
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectPositivismen
dc.subjectPhysics Teachingen
dc.titleMovimento Physics First : uma herança positivista?pt_BR
dc.title.alternativePhysics First Movement : would it be a positivist inheritance?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001110159pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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