Jogo e improvisação na pesquisa-docência : sobre estudos em exercícios
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Data
2019Tipo
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Play and improvisation in research-teaching : studies in exercises
Juego e improvisación en la pesquisa-docencia : sobre estudios en ejercícios juego e improvisación en la pesquisa-docencia: sobre estudios en ejercícios
Assunto
Resumo
Este ensaio, um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (mestrado), perspectiva a pesquisa e a docência por meio de uma noção de exercícios que tem em vista a necessidade de colocar-se em jogo enquanto pesquisador e docente, para que a pesquisa-docência — noção que então assume uma reciprocidade — seja incitada a lidar com o imprevisível e as provisoriedades de seu fazer. Tal noção de Exercícios é tratada por uma via fouc ...
Este ensaio, um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (mestrado), perspectiva a pesquisa e a docência por meio de uma noção de exercícios que tem em vista a necessidade de colocar-se em jogo enquanto pesquisador e docente, para que a pesquisa-docência — noção que então assume uma reciprocidade — seja incitada a lidar com o imprevisível e as provisoriedades de seu fazer. Tal noção de Exercícios é tratada por uma via foucaultiana, onde o sujeito pesquisador é posto à prova, pois somente assim teria acesso à verdade. Com efeito, a própria noção de verdade passa a ser perspectivada, pois, assim como nos propõe Nietzsche, tem-se como pressuposto o fundo trágico da existência, ou seja, o não-sentido sobre o qual se produz os sentidos e funções do e no pesquisar. Afirma-se, portanto, o caráter improvável deste fazer — tanto da escrita da pesquisa quanto do pesquisador-docente que escreve, ele mesmo em jogo —, e a improvisação emerge enquanto acontecimento imprevisto no qual o estudo e o próprio indivíduo, que flexiona-se sobre ele, passam por processos intermitentes de individuação. Assim posto, o próprio texto aqui apresentado se constitui em zonas incertas, põe-se em risco: compreende-se em entremeios onde se exercita tendo em vista a proposição de certa noção composta entre jogo e improviso. Propõe-se, com efeito, que certos exercícios, enquanto jogos inventados como condição para improvisações, possam ser apropriados como um modo possível, e potente, de lidar com a pesquisa e a docência. ...
Abstract
This essay, a study developed at the Post-Graduate Program in Education at Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (master), takes a look at research and teaching viewed through the lens of a specific notion of ‘exercises.’ This notion assumes that the researcher-teacher must put himself or herself into play, so that research-teaching — the two terms acquiring true reciprocity—is encouraged to face its unpredictable and ephemeral characteristics. This notion of ‘exercises’ is regarded ...
This essay, a study developed at the Post-Graduate Program in Education at Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (master), takes a look at research and teaching viewed through the lens of a specific notion of ‘exercises.’ This notion assumes that the researcher-teacher must put himself or herself into play, so that research-teaching — the two terms acquiring true reciprocity—is encouraged to face its unpredictable and ephemeral characteristics. This notion of ‘exercises’ is regarded here in Foucaultian way: ‘exercises’ should be a means to put researchers to the test, since this would be the only way to obtain access to truth. Meanwhile, the very notion of truth is discussed. After all, as in Nietzsche, truth is built on the tragic background of existence, i.e., on the non-meaning whence the meanings and functions of research emerge. The improbable character of the research-teaching practice is thus affirmed, applying both to the writing of the research and to the researcher-teacher who writes it, himself or herself also in play. In the same vein, improvisation appears as an unpredictable event, in which the study, and the individual who studies, go through intermittent processes of individuation. As a consequence, even this text is comprised of indeterminate zones, exposing itself to risk: in-betweens of research and teaching where exercise takes place, given our concept of exercise as a certain combination of play and improvisation. We propose, in fact, that certain exercises—games invented to produce improvisation—can be appropriated as feasible and powerful ways of dealing with the challenges of research and teaching. ...
Resumen
Este ensayo, un estudio desarrollado en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (maestría), perspectiva la pesquisa y la docencia a través de una noción de ejercicios que considera la necesidad de ponerse en juego como investigador y docente, para que la pesquisa-docencia — noción que se asume en reciprocidad — sea incitada a relacionarse con lo imprevisible y las provisoriedades de su hacer. Esa noción de Ejercicios es tratada por una vía fo ...
Este ensayo, un estudio desarrollado en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (maestría), perspectiva la pesquisa y la docencia a través de una noción de ejercicios que considera la necesidad de ponerse en juego como investigador y docente, para que la pesquisa-docencia — noción que se asume en reciprocidad — sea incitada a relacionarse con lo imprevisible y las provisoriedades de su hacer. Esa noción de Ejercicios es tratada por una vía foucaultiana, de manera que el sujeto investigador se pone en cuestión, una vez que solamente de ese modo tendría acceso a la verdad. A su vez, la propia noción de verdad pasa a ser perspectivada como nos propone Nietzsche, o sea, tiene como presupuesto el fondo trágico de la existencia, es decir, el no-sentido sobre el cual se produce los sentidos y las funciones de y en la investigación. Afirmase, con eso, el carácter improbable de ese hacer — tanto de la escritura de la investigación como del pesquisador-docente que escribe, él mismo se encuentra en juego —, y la improvisación emerge como acontecimiento imprevisto en el cual el estudio y el proprio individuo, que se dobla sobre ello, pasan por procesos intermitentes de individuación. Así, el propio texto aquí presentado se constituye en zonas inciertas, se pone en riesgo: se comprende en un entremedios donde se ejercita teniendo como mirada la proposición de cierta noción compuesta entre el juego y la improvisación. Se propone, con eso, que ciertos ejercicios, mientras juegos inventados como condiciones para improvisaciones, puedan ser apropiados como un modo posible, y potente, de laborar con la investigación académica y la docencia. ...
Contido em
Nuances: estudos sobre educação. São Paulo. Vol. 30, n. 1 (mar./dez. 2019), p. 428-441
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