O consenso científico sobre aquecimento global antropogênico : considerações históricas e epistemológicas e reflexões para o ensino dessa temática
Fecha
2018Otro título
The scientific consensus on anthropogenic global warming : historical and epistemological considerations and reflections on teaching this issue
Materia
Resumo
Um dos desafios da educação ambiental para o século XXI é a inserção da temática do aquecimento global ou mudanças climáticas na sala de aula escolar. A natureza complexa do tema torna difícil a tarefa do(a) professor(a) em separar os elementos controversos e não controversos dessa temática. Neste sentido, este trabalho visa ir ao encontro dessa dificuldade discutindo sob uma perspectiva da história e epistemologia da ciência a temática do consenso científico sobre aquecimento global antropogên ...
Um dos desafios da educação ambiental para o século XXI é a inserção da temática do aquecimento global ou mudanças climáticas na sala de aula escolar. A natureza complexa do tema torna difícil a tarefa do(a) professor(a) em separar os elementos controversos e não controversos dessa temática. Neste sentido, este trabalho visa ir ao encontro dessa dificuldade discutindo sob uma perspectiva da história e epistemologia da ciência a temática do consenso científico sobre aquecimento global antropogênico. Embora em contextos midiáticos e inclusive educacionais este tema muitas vezes ainda seja apresentado como um exemplo de controvérsia científica, argumentamos, tomando por bases trabalhos de história, filosofia e sociologia da ciência, que aquecimento global antropogênico é uma matéria sobre a qual existe atualmente um amplo e legítimo consenso científico. Neste sentido, defendemos que é necessário que educadores(as) e pesquisadores(as) em ensino de ciências tomem cautela ao tratar dessa temática da perspectiva do ensino da controvérsia e, de modo especial, prestem atenção ao que vem sendo chamado na literatura internacional de ‘controvérsias científicas fabricadas’ na esfera pública, com vistas a confundir o público em geral sobre a seriedade de diferentes problemas ambientais, inclusive as mudanças climáticas. Assim, consideramos importante que educadores(as) das ciências que pretendem optar pelo ensino da controvérsia em sala de aula aprofundem seus estudos de história da ciência para avaliar, de modo apropriado, o debate sobre aquecimento global. ...
Abstract
One of the challenges of environmental education for the 21st century is the inclusion of the global warming or climate change theme in the school classroom. The complex nature of this subject makes it difficult for the teacher to distinguish the controversial from the noncontroversial elements regarding this issue. In this sense, this work aims to meet this difficulty by discussing the scientific consensus on anthropogenic global warming from a perspective of the history and epistemology of sc ...
One of the challenges of environmental education for the 21st century is the inclusion of the global warming or climate change theme in the school classroom. The complex nature of this subject makes it difficult for the teacher to distinguish the controversial from the noncontroversial elements regarding this issue. In this sense, this work aims to meet this difficulty by discussing the scientific consensus on anthropogenic global warming from a perspective of the history and epistemology of science. Although in the media and even in educational contexts this theme is often presented as an example of scientific controversy, we argue, based on works of history, philosophy and sociology of science that anthropogenic global warming is a matter about which there is in fact an overwhelming and legitimate scientific consensus. In this sense, we argue that it is necessary for educators and researchers in science education to exercise caution in dealing with this issue from the perspective of teaching the controversy and, especially, to pay attention to what has been called in the international literature as ‘manufactured scientific controversies’ that aim to confuse the general public about the seriousness of environmental problems, including climate change. In this sense, we maintain that science educators who wish to choose to teach controversy in the classroom should deepen their studies on the history of science to evaluate the debate over global warming appropriately. ...
En
Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 18, n. 2 (Ago. 2018), p. 455–491
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