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dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Cleiton Leandro Zimmermannpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-22T04:10:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2316-9907pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204746pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve e problematiza as práticas pedagógicas desenvolvidas por um estagiário, em formação inicial, com três turmas de primeira série do ensino médio, em uma escola estadual de Porto Alegre–RS, no segundo semestre letivo de 2017. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo, baseado em fonte documental (o relatório produzido ao final desse período formativo). Neste artigo, a centralidade incide sobre as atividades de sala de aula que tiveram como referencial o enfoque metodológico chamado de resolução de problemas, bem como as atividades de avaliação e autoavaliação que foram propostas pelo docente e realizadas pelos estudantes do ensino médio. O professor, em formação, abordou centralmente alguns conteúdos conceituais relacionados à Química Inorgânica, com adoção da temática “poluição” como modo de tentar conectar as discussões realizadas com o cotidiano dos estudantes. Os resultados sistematizados, que foram discutidos neste artigo, indicam que foram constituídos elementos importantes de aprendizagem sobre o trabalho docente, favorecendo o desenvolvimento efetivo do estagiário que foi investigado. Este conseguiu assumir um posicionamento seguro sobre seu trabalho, o que inclui, especialmente, processos avaliativos que desvelaram fatores concernentes ao aprendizado dos estudantes e sobre as escolhas metodológicas adotadas no processo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes and problematizes the pedagogical practices developed by a trainee in initial formation with three first grade high school classes in a public school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, in the second semester of 2017. This is a qualitative exploratory study based on documentary source (the report produced at the end of this formative period). In this article the focus is on classroom activities that have as a reference the methodological approach called problem-based learning, as well as the assessment and self-assessment activities that were proposed by the teacher and performed by high school students. The teacher in formation centrally addressed some conceptual content related to Inorganic Chemistry with the adoption of the theme "pollution" as a way to try to connect the discussions held with the students' daily life. The systematized results which were discussed in this article indicate that important elements of learning about the teaching work were constituted favoring the effective development of the intern that was investigated. The latter was able to take a safe position on his work which includes, especially, evaluation processes that unveiled factors concerning student learning and the methodological choices adopted in the process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Journal of Education, Technology and Society = Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade. Luziânia, GO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Vol. 12, n. 4 (out./dez. 2019), p. 362-372pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternship in chemistry teachingen
dc.subjectEstágio de docênciapt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectProblem-based learning methodologyen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInorganic chemistryen
dc.subjectTeacher educationen
dc.titleEstágio de docência em química : proposição de situações-problema envolvendo química inorgânicapt_BR
dc.title.alternativeChemistry teaching internship : proposition of problem- situations involving inorganic chemistryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001110216pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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