A aula de música e os tempos dos/as adolescentes : percepções de alunos/as dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2019Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como alunos/as dos anos finais do ensino fundamental percebem a aula de música como componente curricular. Os objetivos específicos buscam examinar como os/as alunos/as se relacionam com música dentro e fora da escola e os sentidos atribuídos às suas relações; analisar como os/as alunos/as percebem a escola e a aula de música e a importância que a elas atribuem; identificar as expectativas dos/as alunos/as com relação à escola e à aula de música ...
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como alunos/as dos anos finais do ensino fundamental percebem a aula de música como componente curricular. Os objetivos específicos buscam examinar como os/as alunos/as se relacionam com música dentro e fora da escola e os sentidos atribuídos às suas relações; analisar como os/as alunos/as percebem a escola e a aula de música e a importância que a elas atribuem; identificar as expectativas dos/as alunos/as com relação à escola e à aula de música; e identificar o que os alunos percebem que aprendem na escola e na aula de música e a importância atribuída a essas aprendizagens. A moldura teórica desse estudo se configura a partir de um conjunto de proposições sobre o tempo: o tempo dos sujeitos, o tempo dos sujeitos com música e o tempo dos sujeitos com música na escola. A metodologia escolhida é o grupo de discussão, no qual método e técnica de pesquisa coincidem. Foram realizados quatro grupos de discussão, cada qual com dez alunos de cada ano escolar dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul. Os resultados são apresentados a partir de três macrocategorias: sobre os/as alunos/as e a música; sobre os/as alunos/as e a escola; sobre os/as alunos/as e a aula de música. As percepções dos/as alunos/as conduzem ao entendimento de que há uma ambivalência na maneira como os/as alunos/as percebem os tempos escolares e o seu tempo presente. Nos tempos escolares considerados mais importantes pelos/as alunos/as, seu tempo presente parece não ser respeitado. O tempo da aula de música, por sua vez, parece respeitar o tempo desses sujeitos, pois rompe com uma lógica naturalizada com relação aos tempos escolares, de uma rotina firmada pela escrita e pelo desenvolvimento de um vir a ser. A música está no presente dos/as alunos/as nos mais diversos momentos, incluindo o tempo da aula de música na escola, e suas relações com música são significativas. A escola parece relacionada, quase sempre, com o futuro dos/as alunos/as, se distanciando, muitas vezes, daquilo que eles/as vivenciam e necessitam no hoje. A aula de música parece contribuir para seu presente; é um tempo, dentro dos tempos escolares, que acolhe o tempo do/a aluno/a. Ao indicarem sentidos da aula de música e da escola, os resultados deste trabalho têm potencial para subsidiar o desenvolvimento de propostas de ensino de música nos anos finais do ensino fundamental e reflexões sobre como tornar a escola um lugar mais significativo para os/as alunos/as dos anos finais do ensino fundamental. ...
Abstract
This research aimed to understand how students of the final years of fundamental school perceive the music class as a curricular component. The specific objectives sought to examine how students relate to music in and out of school and the meanings attributed to their relationships; to analyze how students perceive the school and the music class and the importance they attach to them; to identify students' expectations regarding school and music class; and to identify what students perceive the ...
This research aimed to understand how students of the final years of fundamental school perceive the music class as a curricular component. The specific objectives sought to examine how students relate to music in and out of school and the meanings attributed to their relationships; to analyze how students perceive the school and the music class and the importance they attach to them; to identify students' expectations regarding school and music class; and to identify what students perceive they learn in school and music class and the importance attached to these learnings. The theoretical framework of this study is based on a set of propositions about time: the time of the subjects, the time of the subjects with music and the time of the subjects with music at school. The methodology chosen to carry out the research was the discussion group, in which the method and technique coincide. Four discussion groups were held, each with ten students from each school year of the final years of fundamental school of the state school system of Rio Grande do Sul, Brazil. Results are presented from three macro categories: about the students and the music; about the students and the school; about the students and the music class. The students' perceptions lead to the understanding that there is an ambivalence in the way they perceive school times and their present time. In the school times considered most important by students, their present seems to be disregarded. The time of the music class, in turn, seems to respect the time of these subjects, because it breaks with a naturalized logic in relation to school times, a routine established by writing and the development of a feeling of becoming. Music is in the students’ present time at various moments, including the time of the music class at school, and their relationships with music are significant. The school seems almost always related to the future of students, often moving away from what they experience and need today. The school music class seems to contribute to the students’ present time; it is a time, within school times, that welcomes the student's time. By indicating meanings about the school music class and the school, the results of this work have the potential to support the development of music teaching proposals in the final years of fundamental school as well as reflections on how to make the school a more meaningful place for students. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Collections
-
Music (414)
This item is licensed under a Creative Commons License