Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorCampos, Leandro de Andradespt_BR
dc.date.accessioned2020-01-21T04:15:00Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2237-9185pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204650pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo emerge como um produto teórico e reflexivo de uma pesquisa feita para uma dissertação de mestrado em Ensino de Matemática, que consistiu no desenvolvimento de atividades teóricas e experimentais de caráter interdisciplinar, a partir de estruturação teórica e metodológica seguida da experimentação nas aulas de matemática em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Tais atividades tiveram o propósito de observar a evolução do aprendizado dos estudantes de uma turma de nono ano de uma escola municipal, situada na cidade de Canoas no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo do presente artigo é produzir e apresentar reflexões em relação à elaboração de conceitos matemáticos construídos em sala de aula durante a realização de experimentos físicos, mediadas pela ação do professor. Estrutura-se o estudo a partir da perspectiva metodológica qualitativa, mais especificamente com as características de uma pesquisa-ação, onde as análises e reflexões se debruçam desde a realização das atividades até as análises dos dados obtidos na pesquisa. A título de contribuição do estudo apresenta-se a proposta de ensino organizada na forma de um ateliê de matemática, sendo este um espaço para diálogo e construção de ideias matemáticas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper emerges as a theoretical and reflective product of a research done for a Master's dissertation in Mathematics Teaching, which consisted of the development of theoretical and experimental activities of interdisciplinary character, based on theoretical and methodological structuring followed by experimentation in mathematics classes in a class in the final years of elementary school. These activities had the purpose of observing the evolution of the learning of the students of a class of ninth grade of a municipal school, located in the city of Canoas in the state of Rio Grande do Sul. The aim of this article is to produce and present reflections on the elaboration of mathematical concepts built in the classroom during physical experiments, mediated by the teacher's action. The study is structured from the qualitative methodological perspective, more specifically with the characteristics of an action research, where the analyzes and reflections focus on the performance of activities to the analysis of data obtained in the research. As a contribution of the study is presented the teaching proposal organized in the form of a mathematics studio, which is a space for dialogue and construction of mathematical ideas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educar Mais. Pelotas: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED), Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG); 2019. Vol. 4, no.1 (2020), p. 57-75pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectAtelie of mathematicsen
dc.subjectPhysical experimentsen
dc.subjectMatematica aplicada : Fisicapt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleExperimentos físicos na aula de matemática : reflexões sobre um ateliê de matemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativePhysical experiments in the mathematics class : reflections about an atelie of mathematics studio in fundamental teachingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109861pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples