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dc.contributor.advisorZampieri, Fabio Lúcio Lopespt_BR
dc.contributor.authorBalestro, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-18T04:17:47Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204647pt_BR
dc.description.abstractOs processos de expansão urbana não se restringem ao interior dos perímetros urbanos delimitados, afetando as zonas rurais localizadas além deles. Estas zonas têm classificação de solo diferente da urbana e estão, legalmente, sujeitas a diferenciações quanto à finalidade de uso do solo que pode ocorrer nas mesmas, a qual deve ser rural. No entanto, exemplos de áreas rurais que estejam passando pelo processo de diminuição de suas zonas e mudança no tipo de ocupação que se encontra na mesma são encontrados em todo o território brasileiro. Em específico, a ocupação com fins urbanos no interior das zonas rurais, que acontecem sem planejamento e fora da zona periférica de expansão da cidade. Dentre os fatores que influenciam este fenômeno está a malha viária, a qual pode ser estudada do ponto de vista da relação entre os espaços de um sistema, sua configuração espacial, temática do presente trabalho. Esta pesquisa investigou a configuração espacial das zonas rurais e se a mesma está relacionada ao processo de modificação da ocupação do solo de fins rurais para fins urbanos. O Estudo de Caso foi o município de Estância Velha/RS, que apresenta um processo em andamento de mudança no tipo de ocupação em sua zona rural. A pesquisa é estruturada em metodologia principal e metodologias complementares. A principal é a Sintaxe Espacial, que avaliou a configuração espacial em dois períodos distintos, 1948-1965 e 2018. As complementares foram o levantamento de dados econômicos, populacionais e mapas históricos, para traçar a evolução urbana de Estância Velha; geoprocessamento e classificação supervisionada de uso do solo de imagens de satélite, para avaliar quantitativamente o tamanho da área urbanizada no município e identificar as tendências de expansão; e a análise qualitativa, que ilustra o problema com fotos in loco de situações verificadas. Os resultados encontrados mostram que as vias com maior potencial de movimento através do sistema (through movement) detiveram maior urbanização e a análise do sistema em conjunto com as barreiras legais e topográficas, sugere que estes locais, mesmo localizados próximos à vias com elevado potencial de movimento, constringem a expansão urbana. Dentre as medidas sintáticas utilizadas, choice e integração, os resultados apontam que a medida de choice, e não a medida de integração, é a medida mais indicada para análise de tendência de urbanização em regiões rurais, por independer do adensamento da malha ao redor do segmento.pt_BR
dc.description.abstractThe processes of urban expansion are not restricted to the interior of the delimited urban perimeters, affecting the rural areas beyond them. These zones have different land classification from urban areas and are legally subject to differentiation as to the purpose of land use that may occur in them, which must be rural. However, examples of rural areas undergoing the process of decrease in size and changes in the type of occupation are found throughout the Brazilian territory. Specifically, the occupation for urban purposes inside rural areas, which occur without planning and outside the peripheral expansion zone of the city. Among the factors that influence this phenomenon is the road network, which can be studied from the point of view of the relationship between the spaces of a system, its spatial configuration, purpose of the present work. This research investigated the spatial configuration of rural areas and whether it is related to the process of modifying land use from rural to urban purposes. The Case Study was the municipality of Estância Velha / RS, which presents an ongoing process of change in the type of occupation in its rural area. The structure of this research is composed of main methodology and complementary methodologies. The main methodology is Space Syntax, which evaluated the spatial configuration in two distinct periods, 1948-1965 and 2018. Complementary methodologies applied were the survey of economic data, population and historical maps, to trace the urban evolution of Estância Velha; geoprocessing and supervised land use classification of satellite images, to quantitatively assess the size of the urbanized area in the municipality and identify expansion trends; and the qualitative analysis, which illustrates the problem with on-site photos of verified situations. The results show that the roads with higher potential of movement through the system experienced greater urbanization and the analysis of the system together with the legal and topographic barriers, suggests that these places, althoughlocated near the roads with high potential of movement, constrain urban sprawl. Among the syntactic measures used, choice and integration, the results indicate that choice, and not integration, is the most suitable measure for urbanization trend analysis in rural regions, as it does not depend on the densification of the network around the segment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConfiguração espacialpt_BR
dc.subjectSpatial configurationen
dc.subjectLand use classificationen
dc.subjectEvolucao urbanapt_BR
dc.subjectExpansão urbanapt_BR
dc.subjectOccupation of rural areasen
dc.subjectUrban Evolutionen
dc.subjectUso do solopt_BR
dc.subjectZonas ruraispt_BR
dc.subjectUrban Sprawlen
dc.titleAvaliação da influência da configuração espacial no processo de modificação de tipo de ocupação de zonas rurais : estudo de caso em Estância Velha/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRorato, Geisa Zaninipt_BR
dc.identifier.nrb001109417pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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