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Estratégias utilizadas na harmonização de canções tonais : um estudo com estudantes de instrumentos melódicos Trabalho
dc.contributor.advisor | Santos, Regina Antunes Teixeira dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Caldas Filho, Alexandre Santos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-18T04:17:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/204638 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo foi investigar as estratégias de harmonização de canções tonais por jovens instrumentistas sem experiência com instrumentos harmônicos e iniciantes em princípios de teoria musical. Para tal, empregou-se um semi-experimento no qual uma série de tarefas foram testadas a fim de se observar como os alunos participantes manipularam a harmonia das canções no momento em que elas estavam sendo cantadas enquanto eles precisavam harmonizar em tempo real. Como estímulos, foram empregadas duas canções de roda amplamente conhecidas: Atirei o pau no gato e Cai, cai, balão. Foram identificados padrões de pensamento que envolveram questões como, a influência do aprendizado formal de música e do instrumento melódico no processo, o pensamento voltado às funções tonais (teoria da harmonia) ou á consonância e dissonância (combinação de notas e alturas) assim como as expectativas melódicas geradas nos participantes na medida em que eles entoavam as melodias. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of the present study was to investigate the harmonization strategies of tonal songs by young instrumentalists without experience with harmonic instruments and beginners in principles of music theory. To this end, a semi-experiment was employed in which a series of tasks were tested to observe how the participating students manipulated the harmony of the songs at the time they were being sung while they needed to harmonize in real time. As stimuli, two widely known wheel songs were employed: Atirei o pau no gato and Cai, cai, balão. Thought patterns were identified that involved issues such as the influence of formal music learning and the melodic instrument on the process, thinking about tonal functions (harmony theory) or consonance and dissonance (combination of notes and heights) as well as melodic expectations generated in the participants as they sang the melodies. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Music | en |
dc.subject | Tonal Principles | en |
dc.subject | Teoria musical | pt_BR |
dc.subject | Harmonia musical | pt_BR |
dc.subject | Harmonization Strategies | en |
dc.subject | Melodia (Música) | pt_BR |
dc.subject | Melodic Expectation | en |
dc.subject | Sensory Consonance | en |
dc.subject | Cantiga de roda | pt_BR |
dc.subject | Consonância (Música) | pt_BR |
dc.subject | Tonal cognition | en |
dc.subject | Cognição musical | pt_BR |
dc.title | Estratégias utilizadas na harmonização de canções tonais : um estudo com estudantes de instrumentos melódicos Trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001109818 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Música: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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