Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSantos, Regina Antunes Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorCaldas Filho, Alexandre Santos dept_BR
dc.date.accessioned2020-01-18T04:17:35Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204638pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi investigar as estratégias de harmonização de canções tonais por jovens instrumentistas sem experiência com instrumentos harmônicos e iniciantes em princípios de teoria musical. Para tal, empregou-se um semi-experimento no qual uma série de tarefas foram testadas a fim de se observar como os alunos participantes manipularam a harmonia das canções no momento em que elas estavam sendo cantadas enquanto eles precisavam harmonizar em tempo real. Como estímulos, foram empregadas duas canções de roda amplamente conhecidas: Atirei o pau no gato e Cai, cai, balão. Foram identificados padrões de pensamento que envolveram questões como, a influência do aprendizado formal de música e do instrumento melódico no processo, o pensamento voltado às funções tonais (teoria da harmonia) ou á consonância e dissonância (combinação de notas e alturas) assim como as expectativas melódicas geradas nos participantes na medida em que eles entoavam as melodias.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the present study was to investigate the harmonization strategies of tonal songs by young instrumentalists without experience with harmonic instruments and beginners in principles of music theory. To this end, a semi-experiment was employed in which a series of tasks were tested to observe how the participating students manipulated the harmony of the songs at the time they were being sung while they needed to harmonize in real time. As stimuli, two widely known wheel songs were employed: Atirei o pau no gato and Cai, cai, balão. Thought patterns were identified that involved issues such as the influence of formal music learning and the melodic instrument on the process, thinking about tonal functions (harmony theory) or consonance and dissonance (combination of notes and heights) as well as melodic expectations generated in the participants as they sang the melodies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectTonal Principlesen
dc.subjectTeoria musicalpt_BR
dc.subjectHarmonia musicalpt_BR
dc.subjectHarmonization Strategiesen
dc.subjectMelodia (Música)pt_BR
dc.subjectMelodic Expectationen
dc.subjectSensory Consonanceen
dc.subjectCantiga de rodapt_BR
dc.subjectConsonância (Música)pt_BR
dc.subjectTonal cognitionen
dc.subjectCognição musicalpt_BR
dc.titleEstratégias utilizadas na harmonização de canções tonais : um estudo com estudantes de instrumentos melódicos Trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109818pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem