Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSpritzer, Mirnapt_BR
dc.contributor.authorPorto, Rochele Resendept_BR
dc.date.accessioned2020-01-18T04:15:02Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204552pt_BR
dc.description.abstractEsta pretende que o fazer teatral em sala de aula seja percebido como uma via de reflexão para formação de professores, principalmente das áreas de artes e pedagogia, pois é capaz de propor experiências artístico-pedagógicas e acionar considerações sobre os professores que somos, através das escolhas estéticas que fazemos e que nos foram apresentadas ao longo da trajetória escolar. Para tanto, baseada pelo pensamento de Walter Benjamin e Jeanne Marie Gagnebin, a autora narra as suas memórias com a arte como estudante, atriz e professora, pelas quais emergem a metodologia de pesquisa educacional baseada em artes, A/r/tografia, e os elementos significantes que se tornam conceitos a serem trabalhados em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. A cor, o som, o movimento e o silêncio passam a ser prática e teoria, fundamentados em autores tais como : Wassily Kandinski, Murray Schafer, Ciane Fernandes e John Cage, respectivamente, o que proporciona um encontro reflexivo sobre a pessoa professor e o fazer teatral na docência, abordados à luz das teorias da formação de professores e pedagogia do teatro.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis intends that the theatrical to do in the clasroom be perceived as a way of reflection for teacher education, especially in the areas of arts and pedagogy. Therefore, it proposes artistic-pedagogical experiences and triggers considerations about the teachers who are, through the aesthetic choiches that we make and that were presented to us along school career. Therefore, basedon the thougth of Walter Benjamin and Jeanne Marie Gagnebin, the author narrates her memories with art as student, actress and teacher, by which the arts based educational research metodology. A/r/tography, and the significant elements that become concepts to be worked in differents teaching and learning environments emerge. Color, sound, movement and silence become practical and theory based on authors such as: Wassily Kandinski, Murray Schafer, Ciane Fernandes e John Cage, respectively, that provide a refletive encoutner about the person teacher and the theatrical to do in teaching approached in the light of theories teacher education and theater pedagogical.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTheateren
dc.subjectListeningen
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeachinges
dc.titleExperiências estéticas anunciadas pelo fazer teatral em sala de aula : cor, som , movimento e silêncio como significantes narrativas para a aformação docentept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001110004pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples