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dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorZanella, Jéssica Inêspt_BR
dc.date.accessioned2020-01-18T04:14:51Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204546pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe a reformulação de atividades práticas padronizadas, em formato de roteiro detalhado para torná-las atividades experimentais investigativas, ancoradas na investigação científica. Pretende-se estabelecer competências e habilidades vinculadas aos conhecimentos e saberes, bem como fornecer subsídios para os estudantes enfrentarem situações-problema existentes em seu cotidiano, de modo crítico e objetivando sua autonomia, que permitem ao estudante ser protagonista no processo de aprendizagem. Inicialmente foi aplicado um questionário para verificar as percepções dos estudantes referentes às práticas padronizadas e investigativas. Em seguida foram desenvolvidas cinco atividades de caráter investigativo, nas quais foram contempladas as habilidades e competências previstas em documentos oficiais. A avaliação foi feita por uma escala que determinou os níveis de desenvolvimento significativo das aprendizagens, sob o ponto de vista dos estudantes e da educadora. Utilizando-se a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), foi possível identificar a construção de conhecimento teórico/prático desenvolvido por meio da proposta metodológica investigativa, por meio de fatores que indicam a significativa articulação dos conceitos propostos, do trabalho em grupo, do desenvolvimento de ações reflexivas e articuladas, do protagonismo, organização e estabelecimento de etapas de construção de saberes no processo de ensino e aprendizagem, para a elaboração de argumentação consistente sobre os resultados alcançados.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes the reformulation of standardized practical activities, in detailed guide format to turn them into investigative experimental activities, anchored in scientific research. It is intended to establish competences and skills linked to knowledge and understanding, as well as provide subsidies for students to face problem contexts existing in their daily lives, critically and aiming at their autonomy, which allow the student to be protagonist in the learning process. Initially, a questionnaire was applied to verify students' perceptions regarding standardized and investigative practices. Next, five investigative activities were developed, in which the skills and competences provided for in official documents were contemplated. The assessment was made by a scale that determined the levels of significant development of learning, from the point of view of students and educator. Using the Discursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2007), it was possible to identify the construction of theoretical/practical knowledge developed by means of the investigative methodological proposal, through factors that indicate the significant articulation of the proposed concepts, group work, development of reflexive and articulated actions, protagonism, organization and establishment of stages of understanding construction in the teaching and learning process, for the elaboration of a consistent argumentation about the achieved results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectInvestigative experimentsen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInvestigative casesen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectSkillsen
dc.titleAnálise da construção de conhecimento teórico e prático : elaboração de atividades experimentais investigativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109435pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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