Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.contributor.authorVelho, Adriana Gallipt_BR
dc.date.accessioned2020-01-18T04:14:38Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204537pt_BR
dc.description.abstractEsta tese propõe um tool kit para a aplicação do storytelling como auxiliar no desenvolvimento de projetos de sistema-produto-serviço na perspectiva das MPEs, com ênfase na comunicação do SPS. Para atingir aos objetivos elencados para o seu desenvolvimento, partiu-se de uma revisão bibliográfica que teve como base compreender o design estratégico, através da ótica do sistema-produto-serviço, além de investigar o storytelling. A partir destas percepções, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, a qual a aplicação se desenvolveu em três partes: workshop com micro e pequenos empresários, chamada fase desabafo, um segundo momento após esta fase, onde foi desenvolvida uma ferramenta que serve de auxílio às MPEs, no intuito de auxiliar na organização, comunicação e desenvolvimento de seus próprios produtos-serviços, através do storytelling. E, por fim, a fase de validação, chamada: sonho. Nesta última etapa foi realizado um workshop com os micro e pequenos empresários e, após, formado um grupo focal com alguns especialistas para validação de toda a estrutura apresentada. Com isso, pode-se colaborar com um novo produto, o tool kit Story Canvas, que é dividido em um livro, ao estilo manual, um canvas e cartas norteadoras. Esta ferramenta, após os testes e validações, está pronta para ser entregue ao mercado para que possa ser mais uma opção de ajuda estratégica às empresas que querem comunicar suas histórias.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis proposes a toolkit for the application of storytelling as an aid in the development of system-product-service projects from the perspective of MSEs, with emphasis on SPS communication. In order to achieve the objectives listed for its development, we started from a bibliographic review that was based on understanding strategic design through the system-product-service perspective, as well as investigating storytelling. From these perceptions, we used a qualitative research, which the application was developed in three parts: workshop with micro and small entrepreneurs, called venting phase, a second moment after this phase, where a tool was developed to help the MPEs, in order to assist in the organization, communication and development of their own product-services through storytelling. And finally, the validation phase, called: dream. In this last stage, a workshop was held with micro and small entrepreneurs and, afterwards, a focus group was formed with some specialists to validate the whole structure presented. With this, you can collaborate with a new product, the Story Canvas tool kit, which is divided into a manual-style book, a canvas and guiding letters. This tool, after testing and validation, is ready to be delivered to the market so it can be another strategic help option for companies that want to communicate their stories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategic designen
dc.subjectDesign estratégicopt_BR
dc.subjectProduct-service systemen
dc.subjectStorytellingen
dc.subjectTool kiten
dc.titleDo desabafo ao sonho : storytelling como ferramenta de construção de sistema-produto-serviço para MPEspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001109316pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem