Sistema multiagente aplicado à competitividade entre as Distribuidoras de combustíveis no Rio Grande do Sul no segmento de varejo
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O mercado de distribuição de combustíveis vem se desconcentrando nos últimos anos. Os novos entrantes estão introduzindo um grande desafio às distribuidoras que possuem marca já reconhecida: crescer em um mercado competitivo com mais jogadores e com margem de lucro cada vez menor, sendo que a tendência é ser bandeira branca - posto que não pertence a nenhuma rede de marca conhecida, como Raízen, Ipiranga e BR- e não sustentar a marca. Um dos principais dados que nos indicam como está evoluindo ...
O mercado de distribuição de combustíveis vem se desconcentrando nos últimos anos. Os novos entrantes estão introduzindo um grande desafio às distribuidoras que possuem marca já reconhecida: crescer em um mercado competitivo com mais jogadores e com margem de lucro cada vez menor, sendo que a tendência é ser bandeira branca - posto que não pertence a nenhuma rede de marca conhecida, como Raízen, Ipiranga e BR- e não sustentar a marca. Um dos principais dados que nos indicam como está evoluindo o mercado de combustíveis é o Market Share, o qual indica a participação no mercado das distribuidoras, isto é, a fatia de volume do mercado que cada uma está dominando. Esse sistema de interação entre as distribuidoras em busca de maior representatividade no mercado consiste de agentes que exibem comportamento autônomo tomando decisões que levam à satisfação dos seus próprios objetivos, mas ao mesmo tempo interagem com os outros agentes presentes no sistema [1]. Neste trabalho, elaborou-se um modelo fenomenológico para a convergência de agentes em formação, partindo de posições aleatórias, de forma que eles se agrupem e sigam em uma determinada direção, em busca de Market Share. Nessa abordagem, essas interações podem ser simples, baseadas em atração e repulsão, ou mais complexas, consistindo em combinações dessas, dando-se entre vizinhos no espaço ou em uma rede subjacente, e os agentes não guardam memória de interações anteriores. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo a simulação da evolução da competitividade entre as distribuidoras de combustíveis no mercado do Rio Grande do Sul - Market Sharesob a perspectiva de sistema multiagentes com o modelo de Vicsek como ferramenta estratégica. ...
Abstract
The market of fuel distribution has recently become decentralized. New players are introducing a big challenge to the already stablished distributors: how to grow in a competitive market with more players, smaller profit margins and in an environment where the tendency is to be a white flag - since it does not belong to any known brand network, such as Raízen, Ipiranga and BR - and not to support the brand. One of the key data that tells us how the fuel market is evolving is Market Share, which ...
The market of fuel distribution has recently become decentralized. New players are introducing a big challenge to the already stablished distributors: how to grow in a competitive market with more players, smaller profit margins and in an environment where the tendency is to be a white flag - since it does not belong to any known brand network, such as Raízen, Ipiranga and BR - and not to support the brand. One of the key data that tells us how the fuel market is evolving is Market Share, which indicates the distributors market share, that is, how much market volume each is dominating. This system of interaction between distributors seeking to increase their representativeness in the market consists of agents who exhibit autonomous behavior making decisions that satisfy their own goals, but at the same time interact with other agents present in the system [1]. In this work, a model was elaborated that contemplates the construction of a phenomenological model for the convergence of agents in formation, starting from random positions, so that they group and follow in a certain direction, in search of Market Share. In this approach, these interactions may be simple, based on attraction and repulsion, or more complex, consisting of combinations of these, occurring between neighbors in space or an underlying network, and agents do not store memory of previous interactions. Thus, the main objective of this work is to analyze the evolution of competitiveness among the fuel distributors in the market of Rio Grande do Sul - Market Share- under the perspective of multiagent systems with Vicsek Model as a strategic framework ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Engenharia Física.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License