Produção científica dos docentes fonoaudiólogos brasileiros : um estudo nas instituições públicas de ensino superior
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A prática fonoaudiológica, no Brasil, iniciou em meados do século XX, em uma atuação interdisciplinar com as áreas da Educação, Letras, Psicologia e Medicina. Desde então, o campo científico da Fonoaudiologia passou por diversas estratégias de autonomização, tais como a organização em associações, a abertura de cursos de graduação e a conquista do reconhecimento da profissão. As universidades públicas são a principal fonte de produção científica no país, tema discutido por diversos estudos atua ...
A prática fonoaudiológica, no Brasil, iniciou em meados do século XX, em uma atuação interdisciplinar com as áreas da Educação, Letras, Psicologia e Medicina. Desde então, o campo científico da Fonoaudiologia passou por diversas estratégias de autonomização, tais como a organização em associações, a abertura de cursos de graduação e a conquista do reconhecimento da profissão. As universidades públicas são a principal fonte de produção científica no país, tema discutido por diversos estudos atualmente, principalmente no que se refere à publicação de artigos científicos. O objetivo da tese foi avaliar a produção científica dos docentes fonoaudiólogos vinculados a cursos de Fonoaudiologia de instituições de ensino superior públicas brasileiras. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e descritiva, com coleta de dados no portal e-MEC, pelo sistema eletrônico do serviço de informação ao cidadão federal e dos estados e pelo currículo dos docentes na Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Identificaram-se os cursos de Fonoaudiologia em atividade no país e foram analisadas suas características relacionadas à modalidade oferecida, o quantitativo de cursos, a carga horária mínima e o seu prazo de integralização, localização dos cursos, oferta de vagas e indicadores de qualidade do Ministério da Educação, considerando-se, para todos esses critérios, o tipo de administração da instituição de ensino superior que sedia o curso, isto é, se privada ou pública. Após análise dos 87 cursos de Fonoaudiologia em atividade no país, identificou-se que o ensino nessa área é essencialmente presencial, privado, distribuído pelo país, com 7.044 vagas ofertadas em 2017, porém com baixa ocupação, carga horária mínima maior nas instituições públicas, cumprida entre oito e dez semestres. Os indicadores de qualidade analisados mostraram conceitos satisfatórios, em sua maioria, porém alguns conceitos de desempenho dos estudantes foram insatisfatórios, sem ficar clara uma diferença entre instituições públicas e privadas. Foi analisada, também, a produção científica dos 383 docentes fonoaudiólogos vinculados aos 24 cursos das instituições de ensino superior públicas do Brasil, a partir dos dados extraídos dos currículos, utilizando-se o software Scriplattes. Analisou-se o número de artigos publicados em periódicos, capítulos de livro e livros, no período de 2014 a 2018, as colaborações presentes nas publicações e o perfil de produção dos docentes. No período, foram publicados 2711 artigos científicos, 965 capítulos de livro e 130 livros e, para os três tipos de documento, houve produção em colaboração entre os cursos. Quanto ao perfil de produção, os docentes apresentam uma tendência de divulgar suas pesquisas em língua portuguesa, em periódicos nacionais não indexados a bases de dados internacionais. Como as instituições públicas possuem papel fundamental na produção científica do país, pode-se considerar que os resultados obtidos nesta tese representam a Fonoaudiologia brasileira como um todo. Percebe-se uma necessidade deste campo de melhorar a visibilidade de seus estudos, para que as pesquisas aqui desenvolvidas possam atingir a prática clínica e níveis mais elevados de produção científica. ...
Abstract
Speech, language and hearing sciences in Brazil began in the mid-twentieth century in an interdisciplinary work with the areas of education, psychology and medicine. Since then, the scientific field of speech, language and hearing sciences has undergone several strategies of autonomization, such as organization in associations, the opening of undergraduate courses and the recognition of the profession. Public universities are the main source of scientific production in the country, a topic curr ...
Speech, language and hearing sciences in Brazil began in the mid-twentieth century in an interdisciplinary work with the areas of education, psychology and medicine. Since then, the scientific field of speech, language and hearing sciences has undergone several strategies of autonomization, such as organization in associations, the opening of undergraduate courses and the recognition of the profession. Public universities are the main source of scientific production in the country, a topic currently discussed by several studies, especially regarding the publication of scientific articles. The purpose of the thesis is to evaluate the scientific production of speech and language pathologists professors linked to speech, language and hearing sciences courses of brazilian public higher education institutions. The methodology used was documentary and descriptive research, with data collection on the e-MEC portal, the electronic system of citizen information service at federal and state level and the curriculum of teachers at the Lattes Platform of the National Council for Scientific and Technological Development. The speech, language and hearing sciences courses in the country were identified and their characteristics related to the modality offered, the number of courses, the minimum workload and the deadline for its completion, the location of the courses, the offer of places and the quality indicators of the MEC were analyzed, considering, for all these criteria, the type of administration of the higher education institution that hosts the course, that is, whether private or public. After analyzing the 87 courses currently operating in the country, it was found that teaching in this area is essentially face-to-face, private, distributed throughout the country, with 7044 vacancies offered in 2017, but with low occupancy, higher minimum course load in public institutions, between eight and ten semesters. The quality indicators analyzed showed satisfactory grades, mostly, but some grades of student performance were unsatisfactory, without a clear difference between public and private institutions. It was also analyzed the scientific production of 383 speech and language pathologists professors linked to the 24 courses of public higher education institutions in Brazil, from the data extracted from the curriculum, using the Scriplattes software. We analyzed the number of articles published in journals, book chapters and books, from 2014 to 2018, the collaborations present in publications and the production profile of professors. In the period, 2711 scientific articles, 965 book chapters and 130 books were published and for the three types of document there was a collaborative production between the courses. Regarding the production profile, professors tend to disclose their research in Portuguese, in national journals not indexed to international databases. As public institutions play a fundamental role in the scientific production of the country, it can be considered that the results obtained in this thesis represent the brazilian speech, language and hearing sciences as a whole. There is a need for this knowledge area to improve the visibility of their studies, so that the research developed here can reach clinical practice and higher levels of scientific production. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2574)
Este item está licenciado na Creative Commons License