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dc.contributor.authorGrisa, Gregório Durlopt_BR
dc.contributor.authorNeves, Clarissa Eckert Baetapt_BR
dc.contributor.authorRaizer, Leandropt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T04:08:43Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2446-9424pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204343pt_BR
dc.description.abstractO trabalho investiga trajetórias de estudantes cotistas em uma Universidade Federal e busca analisar as razões para diferentes percursos acadêmicos. A metodologia do estudo é a análise de caso, com o uso de survey com três grupos de estudantes: evadidos, retidos e graduados. Os resultados são debatidos a luz dos conceitos de equidade de Hawls, de raça de Guimarães e de paridade participativa de Fraser. Variáveis materiais e sociais concorrem para explicar os diferentes percursos. A falta de tempo para estudar é apontada como decisiva por estudantes com dificuldades em seus percursos. O apoio familiar e o trabalho são determinantes para o êxito acadêmico. Gênero e raça são variáveis influentes no que tange ao sucesso e ao fracasso acadêmico.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the trajectories of students of affirmative action policies in a Federal University, and seeks to analyze the reasons for different academic routes. The methodology is based on the case study analysis, using student survey applied to tree groups: evaded, retained and graduated. The results are debated considering the concepts of Hawls, equity, Guimarães, race, and Fraser, participatory parity. Material and social variables contribute to explain the different trajectories. The lack of time to study is pointed out as decisive by students with difficulties in their courses. Family support and work are critical to academic success. Gender and race are influential variables in academic success and failureen
dc.description.abstractEl trabajo investiga trayectorias de estudiantes cotistas en una Universidad Federal y busca analizar las razones para diferentes recorridos académicos. La metodología del estudio es el análisis de caso, con el uso de survey con tres grupos de estudiantes: evadidos, retenidos y graduados. Los resultados son debatidos a la luz de los conceptos de equidad de Hawls, de raza de Guimarães y de paridad participativa de Fraser. Variables materiales y sociales concurren para explicar los diferentes recorridos. La falta de tiempo para estudiar es apuntada como decisiva por estudiantes con dificultades en sus recorridos. El apoyo familiar y el trabajo son determinantes para el éxito académico. Género y raza son variables influyentes en lo que se refiere al éxito y al fracaso académico.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista internacional de educação superior. Campinas. Vol. 6 (2020), e020026, p. 1-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectAffirmative actionen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectSistema de cotaspt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectEnseñanza superiores
dc.subjectPolítica de ingresoses
dc.subjectEstudiantees
dc.titlePercursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativapt_BR
dc.title.alternativeAcademic routs of affirmative action students : a case study in light of equity, race and participatory parityen
dc.title.alternativeTrayectorias académicas de estudiantes cotistas : un estudio de caso a la luz de la equidad, la raza y la paridad participativees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001107330pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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