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dc.contributor.authorMagalhaes, Nara Maria Emanuellipt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Cláudia Medianeira Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T04:08:38Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1414-4077pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204341pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, the context of the national evaluation is addressed, beginning with the great expansion of Brazilian higher education institutions, which demanded an extension and improvement of the evaluation processes. Afterwards approaches the successive evaluation programs proposed by the higher education regulatory agencies and the intense debate that they have generated with different social actors involved, culminating in the proposal of the Law on the National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES). As a result of the process, the case of UFRGS is discussed, to demonstrate the necessary adaptations in a University, in which the evaluation went through several phases, from initial resistance, to adhesion and consolidation. We analyze the consequences of the external evaluation requirements and the context of the internal evaluation to the UFRGS, verifying the repercussions and own characteristics that the institutional evaluation in this University assumed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 24, n. 2 (jul./out. 2019), p. 475-492pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExternal evaluationen
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Superiorpt_BR
dc.subjectEvaluation programsen
dc.titleProgramas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGSpt_BR
dc.title.alternativePrograms of external evaluation in Brazilian higher education, repercussions until the SINAES and consequences in the context UFRGS en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001105107pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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