Integração ensino-serviço-comunidade e os processos de trabalho em saúde : cartografia de um programa de residência no município de Sapucaia do Sul
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2019Author
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Master professional
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Utilizou-se a cartografia como método qualitativo para analisar a integração ensinoserviço- comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. O campo de estudo foi Sapucaia do Sul/ RS, e participaram preceptores, tutores, gestores e residentes entre março e agosto de 2018. A cartografia revelou um desenho analítico do processo de integração ensino-serviço-comunidade na constituição da Rede de Atenção em Saúde e execução das políticas públi ...
Utilizou-se a cartografia como método qualitativo para analisar a integração ensinoserviço- comunidade e os processos de trabalho em saúde de um programa de residência com ênfase em Atenção Básica. O campo de estudo foi Sapucaia do Sul/ RS, e participaram preceptores, tutores, gestores e residentes entre março e agosto de 2018. A cartografia revelou um desenho analítico do processo de integração ensino-serviço-comunidade na constituição da Rede de Atenção em Saúde e execução das políticas públicas no município. A perspectiva dos atores aponta fragilidades na comunicação com a instituição formadora. O itinerário formativo se revela potente para a autonomia do residente, colaborando assim na reconstrução das redes de atenção e as políticas de saúde. Observou-se a potência deste modelo pelas vivências no cotidiano da Rede de Atenção em Saúde, que exigiu competência para enfrentar situações atípicas e não apenas o itinerário prescrito. Na interface com as políticas de saúde, a experiência de Sapucaia do Sul se mostrou inovadora pela gestão em colegiado, facilitando a comunicação entre atores e pontos da rede. A integração ensino-serviço-comunidade tem privilegiado espaços de discussão e busca compartilhada de caminhos tanto para a prática em saúde quanto para a cogestão de políticas públicas. ...
Abstract
By employing the cartographic qualitative method, we analyzed the teaching-servicecommunity integration and the health work processes of a residence program with emphasis on Primary Care. The study was conducted in Sapucaia do Sul, RS, Brazil. The participants were preceptors, tutors, managers and residents. Data collection occurred from March to August, 2018. The cartography revealed an analytical design of the teaching-service-community integration process on the constitution of the health at ...
By employing the cartographic qualitative method, we analyzed the teaching-servicecommunity integration and the health work processes of a residence program with emphasis on Primary Care. The study was conducted in Sapucaia do Sul, RS, Brazil. The participants were preceptors, tutors, managers and residents. Data collection occurred from March to August, 2018. The cartography revealed an analytical design of the teaching-service-community integration process on the constitution of the health attention network and in the development of public policies of the municipality. The actors’ perspective points out to weaknessess in the communication with the training institution. The formative itinerary proved to be potent to the autonomy of the residents, thus contributing to the reconstruction of the attention network and health policies. It was observed the power of this model by the daily experiences of the health attention network, which required competence to deal with atypical situations beyond the prescribed itinerary. In the interface with the health policies, the experience of Sapucaia do Sul showed to be innovative by employing a collective management, which made it easier the communication between the actors and the network points. The teaching-service-community integration has privileged discussion spaces and the shared search of pathways for both the health practice and the co-management of the public policies. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Collections
-
Health Sciences (9084)Health Education (135)
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