Educação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais
dc.contributor.author | Meinerz, Carla Beatriz | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinheiro, Helen Estefany dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T04:15:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677-0706 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/204130 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta resultados de estudos que problematizam conexões entre o Ensino de História, a Educação das Relações Étnico-Raciais e a relação das comunidades escolares com as comunidades tradicionais, especificadamente quilombolas e indígenas. Destaca as formas de recepção da Lei 10.639/03, nas escolas do município de Palmares do Sul, localizadas em terras próximas de uma aldeia Mbya Guarani – Teko’a Yriapú, assim como de um Quilombo – Limoeiro. O marco temporal da análise vincula-se ao contexto pós-aprovação das Diretrizes Curriculares correlatas à Lei, em 2004. Apresenta produção de dados, de caráter teórico e empírico, com metodologia de abordagem qualitativa, como análise documental, entrevistas e grupo de discussão. Referencia teoricamente autores da perspectiva pós-colonial e descolonial. Observa ações promovidas pelos educadores e gestores do sistema educativo local para enfrentamento de preconceitos raciais. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article presents study results that problematize connections between History Teaching, Ethnic and Racial Relations Education and the relationship between schools and traditional communities, specifically quilombolas and indigenous peoples. To emphasize the forms of reception of Law 10.639 / 03, in the schools of the municipality of Palmares do Sul, located in lands near a village Mbya Guarani – Teko’a Yriapú, as well as a Quilombo – Limoeiro. The timeframe of the analysis is linked to the post-approval context of the Curricular Guidelines related to the Law, in 2004. It presents data production, theoretical and empirical, with methodology of qualitative approach, such as documentary analysis, interviews and discussion group. It refers theoretically to authors from the postcolonial and decolonial perspective. It observes actions promoted by the educators and managers of the local educational system to face racial prejudices. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Métis : história & cultura. Caxias do Sul, RS. Vol. 17, n. 33 (jan./jun. 2018), p. 9-15 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ethnic-racial relations | en |
dc.subject | Relações étnicas e raciais | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Traditional communities | en |
dc.subject | Teaching history | en |
dc.title | Educação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Ethnic-Racial Relations Education and History Teaching : possible relationships between school communities and traditional communities | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001109013 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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