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dc.contributor.authorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Helen Estefany dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2020-01-14T04:15:37Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1677-0706pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204130pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta resultados de estudos que problematizam conexões entre o Ensino de História, a Educação das Relações Étnico-Raciais e a relação das comunidades escolares com as comunidades tradicionais, especificadamente quilombolas e indígenas. Destaca as formas de recepção da Lei 10.639/03, nas escolas do município de Palmares do Sul, localizadas em terras próximas de uma aldeia Mbya Guarani – Teko’a Yriapú, assim como de um Quilombo – Limoeiro. O marco temporal da análise vincula-se ao contexto pós-aprovação das Diretrizes Curriculares correlatas à Lei, em 2004. Apresenta produção de dados, de caráter teórico e empírico, com metodologia de abordagem qualitativa, como análise documental, entrevistas e grupo de discussão. Referencia teoricamente autores da perspectiva pós-colonial e descolonial. Observa ações promovidas pelos educadores e gestores do sistema educativo local para enfrentamento de preconceitos raciais.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents study results that problematize connections between History Teaching, Ethnic and Racial Relations Education and the relationship between schools and traditional communities, specifically quilombolas and indigenous peoples. To emphasize the forms of reception of Law 10.639 / 03, in the schools of the municipality of Palmares do Sul, located in lands near a village Mbya Guarani – Teko’a Yriapú, as well as a Quilombo – Limoeiro. The timeframe of the analysis is linked to the post-approval context of the Curricular Guidelines related to the Law, in 2004. It presents data production, theoretical and empirical, with methodology of qualitative approach, such as documentary analysis, interviews and discussion group. It refers theoretically to authors from the postcolonial and decolonial perspective. It observes actions promoted by the educators and managers of the local educational system to face racial prejudices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMétis : história & cultura. Caxias do Sul, RS. Vol. 17, n. 33 (jan./jun. 2018), p. 9-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthnic-racial relationsen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectTraditional communitiesen
dc.subjectTeaching historyen
dc.titleEducação das relações étnico-raciais e ensino de história : relações possíveis entre comunidades escolares e comunidades tradicionaispt_BR
dc.title.alternativeEthnic-Racial Relations Education and History Teaching : possible relationships between school communities and traditional communitiesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109013pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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