Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorBocasanta, Daiane Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-28T04:05:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0101-465Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204029pt_BR
dc.description.abstractO artigo é fruto de uma investigação desenvolvida com o propósito de examinar as enunciações sobre a escola do campo produzidas por acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo. O material de pesquisa escrutinado é constituído por documentos do curso e questionários aplicados junto aos estudantes. Os aportes teóricos advêm do pensamento de Michel Foucault e Zygmunt Bauman. A análise mostrou que os discentes estão capturados pelo enunciado que diz: “a escola do campo deve trabalhar com a forma de vida do campo”. Sobre a recorrência desse enunciado é possível dizer que: a) a valorização exacerbada da cultura do campo atende a uma urgência: manter na zona rural a população que nela reside, evitando seu deslocamento para as periferias das cidades; e b) reforça a guetização do processo pedagógico presente nas escolas do campo.pt_BR
dc.description.abstractThe article is the result of an investigation developed for the purpose of examining field school statements produced by academics of a Degree in Rural Education. The research material scrutinized consists of course documents and questionnaires applied to students. The theoretical framework for the study consists in the thinking of Michel Foucault and Zygmunt Bauman. The analysis showed that the students are captured by the statement that “the school of the field must work with the form of life of the field”. On the recurrence of this statement it is possible to say that: a) the exaggerated valorization of the culture of the field attends an urgency, that is, to maintain in the rural area the population that lives in it, avoiding its displacement to the peripheries of the cities; b) reinforces the ghettoization of the pedagogical process present in the rural schoolsen
dc.description.abstractEl artículo es fruto de una investigación desarrollada con el propósito de examinar enunciaciones sobre la escuela de campo producidas por académicos de una Carrera de Licenciatura en Educación Rural. El material de investigación examinado está constituido por documentos del Curso y cuestionarios aplicados junto a los académicos. Los aportes teóricos provienen del pensamiento de Michel Foucault y Zygmunt Bauman. El análisis mostró que los discursos están capturados por el enunciado que dice: “la escuela de campo debe trabajar con la forma de vida de campo”. Sobre la recurrencia de este enunciado es posible decir que: a) la valorización exacerbada de la cultura de campo atiende a una urgencia, o sea, mantener en el medio rural a la población que allí vive, evitando su desplazamiento hacia las periferias de las ciudades; b) refuerza la guetización del proceso pedagógico presente en las escuelas de campo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação (Porto Alegre). Porto Alegre. Vol. 42, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 329-339pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCountryside schoolsen
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectDegree in Rural Educationen
dc.subjectBauman, Zygmunt, 1925-2017pt_BR
dc.subjectEscuela de campoes
dc.subjectCarrera de Licenciatura en Educación Rurales
dc.titleEscolas do campo e a guetização do processo pedagógicopt_BR
dc.title.alternativeSchools in the countryside and the ghettoization of the pedagogical process en
dc.title.alternativeEscuela de campo y la guetización del proceso pedagógico en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001106593pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples