Uma análise sobre a utilização do projeto UCA : um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Sgobbi, Fabiana Santiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Cristiane Bandeira Marins da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-28T04:04:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/204017 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar e analisar se após a implantação do Projeto Um Computador por Aluno na instituição de ensino onde foi realizado a pesquisa o mesmo trouxe benefícios para a aprendizagem dos alunos sendo este o problema de pesquisa. O referencial teórico pautou-se na relação Tecnologia, Sociedade da Informação, destacando-se a relação da Tecnologia na educação como recurso pedagógico. Em seguida, foi explorado o programa Um Computador por Aluno, em seus aspectos históricos e características fundamentais. Foi adotada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter exploratório, foi realizada um questionário que foi respondido pelos professores regentes de turma e o coordenador do LIE. Os resultados apontam que o curso de formação para a utilização do computador UCA aos professores da escola foram fatores que facilitaram a utilização do laptop como recurso pedagógico para os que fizeram, e a não realização do curso fez falta para os professores que chegaram após. Contudo, os resultados também mostraram que o suporte técnico do equipamento não é eficiente, o que dificulta o desenvolvimento das atividades planejadas pelos professores. Outro aspecto verificado foi se o programa contribuiu com a aprendizagem dos alunos, além do acesso às tecnologias, a capacidade de manejá-las e de integrá-las aos afazeres cotidianos, de utilizá-las para o exercício da cidadania; os resultados mostram que o programa atingiu parte do processo de melhoria na aprendizagem, visto que os alunos tem acesso ao computador e a aprendizagem se faz de forma criativa e prazerosa, os educandos tem a disponibilidade de levá-los para casa estendo assim o trabalho realizado na escola para a mesma. Esses resultados apontam a necessidade de se oferecer um suporte técnico eficiente, visto que esse aspecto é de suma importância para o bom andamento do programa, proporcionando aos alunos os benefícios conquistados com a utilização do computador. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this study was to identify and analyze whether, after the implementation of the One Computer Per Student Project at the educational institution where the research was carried out, it also provided benefits for students' learning, which is the research problem. The theoretical reference was based on the relation Technology, Information Society and Digital Inclusion, highlighting the relation of Technology in education as a pedagogical resource. Next, the One Computer per Student program was explored in its historical aspects and fundamental characteristics. A qualitative research was adopted, with an exploratory character, based on a field research carried out at the school. For the data collection, the class teachers and the LIE coordinator answered a questionnaire. The results indicate that the training course for the use of the UCA computer to the teachers of the school were factors that facilitated the use of the laptop as a pedagogical resource for those who did and the lack of the course was necessary for the professors who arrived after. However, the results also showed that the technical support of the equipment is not efficient, which hinders the development of the activities planned by the teachers. Another aspect verified was whether the program contributes to students' learning, in addition to access to technologies, the ability to manage them and to integrate them into daily tasks, to use them for the exercise of citizenship; the results show that the program has reached part of the process of improvement in learning, since students have access to the computer and learning is done in a creative and enjoyable way, students have the readiness to take them home and thus the work done in school for it. These results point out the need to offer an efficient technical support, since this aspect is of paramount importance for the good progress of the program, giving students the benefits of using the computer. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Technology | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Education, UCA Project | en |
dc.subject | Implantation conditions | en |
dc.subject | Learning. | en |
dc.title | Uma análise sobre a utilização do projeto UCA : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001109432 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)