Show simple item record

dc.contributor.authorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorVieira, Lucas Carbonipt_BR
dc.date.accessioned2019-12-28T04:04:14Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1519-8227pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204016pt_BR
dc.description.abstractEste artigo refere pesquisa relacionada à compreensão docente sobre as culturas juvenis. Buscaram-se subsídios teóricos em Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão e Boaventura de Sousa Santos. A metodologia de trabalho com os dados foi a Análise de Discurso segundo Michel Pêcheux. Foram evidenciados efeitos de sentidos de sujeito sociocultural, conhecimento-como-regulação, sensocomunização e estranhamento. Eles revelam movimentos instaurados pelos docentes entre lugares de sentidos, e de autoria, vários a partir dos quais as identidades são constituídas de modo intervalar e híbrido, tanto significando o estudante como sujeito sociocultural quanto reproduzindo uma lógica de ensino disciplinar.pt_BR
dc.description.abstractThis article reports on a study related to teachers’ understanding of youth cultures. It seeks theoretical support in the works of Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão and Boaventura de Sousa Santos. The methodology used was Discourse Analysis, according to Michel Pêcheux. Effects of meanings of the sociocultural subject were revealed, as well as knowledge as a means of regulation, the production of common sense, and distancing. These reveal several movements instituted by teachers between places of meanings and authorships, based on which the identities are constituted in an intervalic and hybrid manner, meaning both the student as sociocultural subject and the reproduction of a disciplinary teaching logic.en
dc.description.abstractEste artículo informa acerca de una investigación relacionada a la comprensión docente sobre las culturas juveniles. Se buscaron fundamentos teóricos en Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão y Boaventura de Sousa Santos. La metodología de trabajo con los datos fue el Análisis del Discurso según Michel Pêcheux. Se evidenciaron efectos de sentidos del sujeto sociocultural, conocimiento como regulación, sensocomunicación y extrañamiento. Los mismos revelan movimientos instaurados por los docentes entre lugares de sentidos y de autoría; a partir de varios de ellos las identidades son constituidas de modo intervalar e híbrido, tanto significando al estudiante como sujeto sociocultural como reproduciendo una lógica de enseñanza disciplinaria.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofContrapontos. Itajaí, SC. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2014), p. 542-568pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouth cultureen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectPedagogic activityen
dc.subjectAcción Pedagógicaes
dc.titleJuventudes na escola : vozes e significações docentespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000954752pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record