Gesto decolonial como pedagogia : práticas teatrais no Brasil e no Peru
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Data
2019Tipo
Outro título
Decolonial gesture as pedagogical method : theatrical practices in Brazil and Peru
Assunto
Resumo
Este artigo procura circunscrever a pedagogia a partir da noção de gesto decolonial. Para tanto, toma-se a prática artístico-pedagógica do Yuyachkani (Peru) e do Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil) como forma de resistência e elemento por intermédio do qual rompe-se a colonialidade dos saberes e das relações de poder. A partir dos conceitos de diferença colonial, colonialidade e pensamento liminar delineados por Walter Mignolo, demonstra-se como esse gesto de resistência à colonialidade participa na ...
Este artigo procura circunscrever a pedagogia a partir da noção de gesto decolonial. Para tanto, toma-se a prática artístico-pedagógica do Yuyachkani (Peru) e do Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil) como forma de resistência e elemento por intermédio do qual rompe-se a colonialidade dos saberes e das relações de poder. A partir dos conceitos de diferença colonial, colonialidade e pensamento liminar delineados por Walter Mignolo, demonstra-se como esse gesto de resistência à colonialidade participa na constituição de sujeitos e subjetividades autônomas. Problematiza-se o trabalho desses grupos latino-americanos caracterizando suas práticas como gestos e pedagogias do teatro decoloniais. ...
Abstract
This article seeks to circumscribe pedagogy through the notion of decolonial gesture. For that, the artistic-pedagogical practices of Yuyachkani (Peru) and Ói Nóis Aqui Traveiz (Brazil) are taken up as forms of resistance and elements through which to break the coloniality of power relations and knowledge. Applying Walter Mignolo’s concepts of colonial difference, coloniality and liminal thinking, this article demonstrates how this gesture of resistance against coloniality helps constitute auto ...
This article seeks to circumscribe pedagogy through the notion of decolonial gesture. For that, the artistic-pedagogical practices of Yuyachkani (Peru) and Ói Nóis Aqui Traveiz (Brazil) are taken up as forms of resistance and elements through which to break the coloniality of power relations and knowledge. Applying Walter Mignolo’s concepts of colonial difference, coloniality and liminal thinking, this article demonstrates how this gesture of resistance against coloniality helps constitute autonomous subjects and subjectivities. The work of these two Latin American groups is problematised, characterising their practices as decolonial theatrical gestures and pedagogies. ...
Contido em
Urdimento. Florianópolis: UDESC, 2018. Vol. 3, n. 36 (nov./dez. 2019), p. 96-115Urdimento. Vol. 3, n. 36 (nov./dez. 2019), p. 96-115
Origem
Nacional
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