Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação
View/ Open
Date
2013Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados no seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa, discute-se sua a inserção no espaço educativo para uti ...
O presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados no seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa, discute-se sua a inserção no espaço educativo para utilização com sujeitos com TEA. Aborda a questão da formação específica de professores, trazendo para discussão aspectos vinculados com a atual politica governamental na questão de formação de professores. Na sequencia, propõe-se uma abordagem sócio-histórica e cultural deste processo, a partir de contextos de ação visando uma reorganização das relações do sujeito com o mundo, e não apenas na ampliação, complementação ou suplementação das funcionalidades de comunicação do sujeito com TEA não oralizado. Finalmente, a partir do panorama traçado, apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa TEIAS – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade da UFRGS no âmbito do projeto SCALA. São analisadas duas propostas de formação desenvolvidas numa visão integradora que se sintetiza em três movimentos interrelacionados: problematização do fazer enquanto ...
In
Revista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 26, n.47 (set./dez. 2013), p. 619-638
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40175)Exact and Earth Sciences (6132)
-
Journal Articles (40175)Humanities (6906)
This item is licensed under a Creative Commons License