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dc.contributor.authorBorba, Laura Campos dept_BR
dc.contributor.authorBugueño Miranda, Félix Valentinpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-28T04:03:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1980-5799pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203993pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, traçamos um panorama sobre o desenvolvimento da lexicografia de aprendizes, a qual produz uma classe específica de obras lexicográficasdestinada a servir de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. O objetivo do trabalho é apresentar uma síntese histórico-crítica desse gênero específico de dicionários, estabelecendo o estado da arte em que se encontra e procurando, ao mesmo tempo, determinar quais áreas do conhecimento oferecem subsídios para melhorar ainda mais esses dicionários. Como metodologia, aplicam-se princí-pios advindos da metalexicografia, tais como a necessidade de que toda infor-mação do dicionário corresponda a um fato de norma real; além disso, emprega-se também o princípio de que o usuário deve poder tirar proveito de uma infor-mação para resolver uma tarefa linguís-tica. Esses princípios são testados, por sua vez, à luz de disciplinas como a Linguística de Corpus, a análise de erros e a cognição, e ainda por meio de ferramentas como os corpora de apren-dizes (particularmente no que se refere a erros). Como resultado da aplicação dessa metodologia, comprovamos que ditas áreas fornecem dados e perspectivas extremamente úteis para o desenho de dicionários de aprendizes do espanhol e do inglês. Para concluir, destacamos que a lexicografia de aprendizes deve ter um caráter claramente interdisciplinar.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we intend to establish an historical development of a special class of pedagogical lexicography, namely, learner’s lexicography. Learner’s dictionaries are specially designed as a support to foreign language-learning. We aim to present not only an historical panorama of this subject, but also we are especially interested in exploring which knowledge areas could help to improve learner’s dictionaries. As a methodological framework, we use principles of metalexicography, such the fact that every piece of information contained in a dictionary must corres-pond to the language in use. A second metalexicographical principle is that the user must profit from the lexicographical information in order to use the language. Subsequently, both principles are tested together in the light of disciplines as corpus linguistics, error analysis and cognition; furthermore, we analyze these principles with the aid of data obtained from learner’s corpora (in particular, errors performed by foreign-language students). Our results prove that all these areas offer a very useful knowledge for the design of English learners’ diction-naries and Spanish learners’ dictionaries. We can conclude that the learner’s lexicography must be an essentially interdisciplinary area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDomínios de lingu@gem. Uberlândia, MG. Vol. 13, n. 3 (jul./set. 2019), p. [1018]-1040pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetalexicographyen
dc.subjectMetalexicografiapt_BR
dc.subjectDicionáriopt_BR
dc.subjectLearner's dictionariesen
dc.subjectInterdisciplinary approacen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.titlePassado, presente e futuro dos dicionários de aprendizespt_BR
dc.title.alternativeLearner's Dictionaries : past, present and futureen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001106982pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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