Sobre a semântica cognitiva e suas possíveis contribuições para a geração de paráfrases explanatórias em dicionários de tipo 2
dc.contributor.author | Brangel, Larissa Moreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Bugueño Miranda, Félix Valentin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-28T04:00:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1676-0786 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/203946 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo lança bases para a discussão a respeito das possíveis contribuições da Semântica Cognitiva na geração de paráfrases explanatórias em dicionários de Tipo 2. Após uma análise da tipologia de dicionários escolares apresentada pelo MEC, foi concluído que os parâmetros estipulados por este órgão são muito vagos para que se tenha um modelo funcional de dicionário Tipo 2. Uma das grandes consequências desta carência de parâmetros é a falta de adequabilidade dos dicionários frente ao seu público alvo, especialmente no que diz respeito ao comentário semântico dos verbetes. Tendo em vista os diversos problemas verificados nas paráfrases explanatórias de três dicionários de Tipo 2 indicados pelo PNLD 2012 e baseando-se na ideia de que uma teoria da definição deve estar alicerçada em três variáveis, apontamos alguns aspectos da Semântica Cognitiva que podem ser úteis na concepção de definições voltadas para um público infantil. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper lays the foundations of a discussion about Cognitive Semantics’ possible contributions to the writing of explanatory paraphrases on type-2 dictionaries. After an evaluation of the pedagogical dictionary typology proposed by the Brazilian Ministry of Education, we concluded that the parameters stipulated then are too loose. So it is difficult for type-2-dictionary users to have a functional reference work. Such lack of trustful parameters entails a poor adequacy of the dictionaries concerning their users, especially in the semantic commentary field. Bearing in mind that the problems verified in the explanatory paraphrases of three type-2 dictionaries suggested by the National Textbook Program (PNLD), and accepting that a theory of lexicographic definition should be supported by three axioms, we suggest some Cognitive Semantic principles that could be useful to the conception of definitions proposed to children. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 13, n. 4 (2013), p. 983-1009 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pedagogical lexicography | en |
dc.subject | Semântica cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Lexicografia pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Explanatory paraphrase | en |
dc.subject | Paráfrase lexical | pt_BR |
dc.subject | Cognitive semantics | en |
dc.title | Sobre a semântica cognitiva e suas possíveis contribuições para a geração de paráfrases explanatórias em dicionários de tipo 2 | pt_BR |
dc.title.alternative | On cognitive semantics and its possible contributions to the construction of explanatory paraphrases in type-2 dictionaries | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001106948 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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