Territórios negros do axé em Tramandaí/RS : saberes diaspóricos para a educação das relações étnico-raciais
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
Black territories of axé in Tramandaí/RS : diasporic knowledge for the education of ethnic-racial relations
Assunto
Resumo
O artigo expressa uma reflexão compartilhada no campo da Pesquisa em Educação, articulada com a Extensão Universitária, cujo foco é a formação docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Objetiva analisar parcialmente as possibilidades de diálogo entre as comunidades escolares e as comunidades de terreiro. Descreve, através de um levantamento inicial, a presença de terreiros, nomeados Territórios Negros do Axé, no município de Tramandaí, Rio Grande do Sul. Enfoca as ex-pressões ...
O artigo expressa uma reflexão compartilhada no campo da Pesquisa em Educação, articulada com a Extensão Universitária, cujo foco é a formação docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Objetiva analisar parcialmente as possibilidades de diálogo entre as comunidades escolares e as comunidades de terreiro. Descreve, através de um levantamento inicial, a presença de terreiros, nomeados Territórios Negros do Axé, no município de Tramandaí, Rio Grande do Sul. Enfoca as ex-pressões religiosas de africanidades e os saberes diaspóricos construídos pelas pessoas negras no Brasil, a partir da existência desses terreiros em solo gaúcho. Com abordagem qualitativa, utiliza meto-dologia de revisão bibliográfica e registros de narrativas orais. Os resultados parciais apontam para a riqueza educativa dos saberes construídos nos terreiros, na perspectiva da educação antirracista e do currículo que trata de africanidades, histórias e culturas africanas e afro-brasileiras ...
Abstract
The article expresses a shared reflection in the field of Research in Education, articulated with the Uni-versity Extension, whose focus is the teacher training for the Education of Ethnic-Racial Relations (ERER). It aims to analyze partially the possibilities of dialogue between school communities and terrei-ro communities. Describes, through an initial survey, the presence of terreiros, named Black Territories of Axé, in the city of Tramandaí, Rio Grande do Sul. It focuses on the religious ex ...
The article expresses a shared reflection in the field of Research in Education, articulated with the Uni-versity Extension, whose focus is the teacher training for the Education of Ethnic-Racial Relations (ERER). It aims to analyze partially the possibilities of dialogue between school communities and terrei-ro communities. Describes, through an initial survey, the presence of terreiros, named Black Territories of Axé, in the city of Tramandaí, Rio Grande do Sul. It focuses on the religious expressions of African people and the diasporic knowledge built by the black people in Brazil, from the existence of these ter-reiros in Rio Grande do Sul. With a qualitative approach, it uses bibliographic revision methodology and records of oral narratives. The partial results point to the educational richness of the knowledge built in the terreiros, from the perspective of antiracist education and the curriculum that deals with African and Afro-Brazilian cultures and histories ...
Contido em
Revista Olhares. São Paulo, SP. Vol. 7, n. 1, (maio 2019), p. 45-62
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (43030)Ciências Humanas (7480)
Este item está licenciado na Creative Commons License
