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dc.contributor.advisorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Millene Grandemagne Barros dospt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:05:41Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203935pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a relevância social da Gestão por Competências para o serviço público, evidenciada pela Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, por meio do Decreto n° 5.707/2006, e os esforços da UFRGS na implementação desta nova realidade, este estudo teve como objetivo o mapeamento de competências entre os servidores ocupantes dos cargos de Assistente em Administração da UFRGS, por meio da percepção dos servidores e dos gestores. Para coletar os dados, foram utilizados questionários online, os quais foram respondidos por 91 Assistentes em Administração e por 45 gestores. Por meio dos questionários, foi possível explorar o grau de domínio dos servidores a respeito das tarefas descritas para o cargo, de forma quantitativa, e a percepção dos servidores a respeito do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho do cargo, de forma qualitativa. Os gestores foram igualmente questionados, sendo possível, então, realizar a comparação entre as respostas obtidas. Desta forma, foi possível chegar a conclusões sobre o estudo, onde os principais resultados apontam para a necessidade de se considerar as competências comportamentais, tanto quanto as competências técnicas e de se focar em uma gestão que mobilize as competências desenvolvidas pelos Assistentes em Administração, de modo a gerar maior comprometimento e participação no desempenho organizacional.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the social relevance of the Management by Competencies for the public service, evidenced by the National Policy for the Development of People, through Decree No. 5,707 / 2006, and UFRGS 'efforts in the implementation of this new reality, this study had the objective of mapping of competencies among the servers occupying the positions of Assistent in Administration of UFRGS, through the perception of the servers and the managers. To collect the data, online questionnaires were used, which were answered by 91 Assistants in Administration and by 45 managers. Through the questionnaires, it was possible to explore the degree of mastery of the servers regarding the tasks described for the position, in a quantitative way, and the perception of the servers regarding the set of knowledge, skills and attitudes necessary for the performance of the position, of qualitative way. The managers were also questioned, being possible, then, to make a comparison between the answers obtained. In this way, it was possible to reach conclusions about the study, where the main results point to the need to consider behavioral competences as well as technical competencies and to focus on a management that mobilizes the skills developed by the Assistants in Administration, in order to generate greater commitment and participation in organizational performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPeople managementen
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectManagement by competencesen
dc.subjectMapping of competencesen
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectPublic universityen
dc.titleMapeamento de competências de servidores assistentes em administração da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106652pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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