O ensino de flauta doce com o auxílio da internet : recursos e estratégias
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O ensino de música, que conquistou o reconhecimento de sua importância na Lei de Diretrizes e Bases nº 11.769, vem sofrendo mudanças muito importantes, assim como a educação. Uma das ferramentas pedagógicas mais utilizadas para o ensino de música é a flauta doce devido a diversas vantagens apresentadas pelo instrumento. Entretanto, as referências utilizadas pelos professores em sala de aula não estão atualizadas, fato que pode interferir no interesse dos alunos pelo instrumento. Isto porque o a ...
O ensino de música, que conquistou o reconhecimento de sua importância na Lei de Diretrizes e Bases nº 11.769, vem sofrendo mudanças muito importantes, assim como a educação. Uma das ferramentas pedagógicas mais utilizadas para o ensino de música é a flauta doce devido a diversas vantagens apresentadas pelo instrumento. Entretanto, as referências utilizadas pelos professores em sala de aula não estão atualizadas, fato que pode interferir no interesse dos alunos pelo instrumento. Isto porque o aluno de hoje está exposto a uma infinidade de mídias, seja na internet ou no celular, perdendo constantemente o foco em uma aula tradicional. Dessa forma, faz-se necessário deixar o conteúdo curricular mais atrativo aos educandos. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi investigar e compreender quais os recursos didáticos de flauta doce estão disponíveis e são acessados na internet pelos alunos. Para isso, foram entrevistados 6 alunos de 13 a 16 anos de idade, considerados proativos, participantes do projeto “Vivências com Música” da Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Não foi possível identificar um site específico para o ensino de flauta doce. Os alunos relataram preferência por procurar no Google partituras e arquivos de texto utilizando como descritores nomes de músicas. Com isso, conclui-se que há uma carência de um repositório online que centralize os conteúdos para flauta doce disponíveis na internet. A intenção, com este trabalho, é, de posse dessas informações, dar base a utilização de novos recursos que consigam apreender a atenção do aluno contemporâneo em sala de aula com eficiência. ...
Abstract
The music teaching, which has gained recognition of its importance in the Law of Directives and Bases number 11.769, has undergone very important changes, as well as education. One of the pedagogical tools most used for the music teaching is the recorder because of several advantages presented by the instrument. However, the references used by teachers in the classroom are not updated, fact that may interfere with the students' interest in this instrument. This is because today's student is exp ...
The music teaching, which has gained recognition of its importance in the Law of Directives and Bases number 11.769, has undergone very important changes, as well as education. One of the pedagogical tools most used for the music teaching is the recorder because of several advantages presented by the instrument. However, the references used by teachers in the classroom are not updated, fact that may interfere with the students' interest in this instrument. This is because today's student is exposed to an infinity of media, whether on the internet or on the cell phone, constantly losing focus in a traditional classroom. In this way, it is necessary to make curricular content more attractive to learners. In this sense, the objective of the research was to investigate and understand which didactic resources of recorder are available and are accessed on the internet by the students. For this, 6 students from 13 to 16 years old, considered proactive, participants in the “Vivências com música” project of Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul. It was not possible to identify a specific site for the teaching of recorder. The students reported preference to search sheet music and text files in Google using descriptors as song names. With this, it is concluded that there is a lack of an online repository that centralizes the content for recorder available on the Internet. The intention with this work is, in possession of this information, to base the use of new resources that can capture the attention of the contemporary student in the classroom with efficiency. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License