Modelo de saúde socioemocional : avaliação da saúde mental positiva em adolescentes
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho objetivou traduzir e adaptar, para o português brasileiro, um instrumento de screening da saúde mental positiva de jovens, o Social and Emotional Health Survey – Secondary, e verificar evidências de validade. Além da adaptação, foi realizada uma revisão narrativa sobre o modelo de saúde socioemocional, que o fundamenta. Este pressupõe a interação entre 12 indicadores de saúde mental (autoeficácia, autoconsciência, persistência, suporte escolar, suporte familiar, suporte dos ...
O presente trabalho objetivou traduzir e adaptar, para o português brasileiro, um instrumento de screening da saúde mental positiva de jovens, o Social and Emotional Health Survey – Secondary, e verificar evidências de validade. Além da adaptação, foi realizada uma revisão narrativa sobre o modelo de saúde socioemocional, que o fundamenta. Este pressupõe a interação entre 12 indicadores de saúde mental (autoeficácia, autoconsciência, persistência, suporte escolar, suporte familiar, suporte dos pares, regulação emocional, empatia, regulação comportamental, otimismo, entusiasmo e gratidão). Estes agrupam-se em quatro domínios e a sua co-ocorrência é denominada covitalidade. Na versão adaptada do instrumento, este modelo foi o que melhor ajustou-se aos dados. O instrumento mostrou evidências de validade para ser utilizado para screening em escolas. ...
Abstract
Social and Emotional Health Survey - Secondary, and to verify validity evidences. In addition to the adaptation, a narrative review was carried out on the socio-emotional health model, which supports it. This presupposes the interaction between 12 indicators of mental health (self-efficacy, self-awareness, persistence, school support, family support, peer support, emotional regulation, empathy, behavioral regulation, optimism, enthusiasm, and gratitude). These indicators are grouped into four d ...
Social and Emotional Health Survey - Secondary, and to verify validity evidences. In addition to the adaptation, a narrative review was carried out on the socio-emotional health model, which supports it. This presupposes the interaction between 12 indicators of mental health (self-efficacy, self-awareness, persistence, school support, family support, peer support, emotional regulation, empathy, behavioral regulation, optimism, enthusiasm, and gratitude). These indicators are grouped into four domains and their co-occurrence is denominated covitality. In the adapted version of the instrument, this model was the one that best fit the data. The instrument showed validity evidences to be used for screening in schools. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
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