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dc.contributor.advisorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.contributor.authorPorto, Gabriel Ortizpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:05:08Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203900pt_BR
dc.description.abstractClubes de futebol trazem nos seus torcedores clientes extremamente fiéis à marca e com alto nível de engajamento. As extensões de marca podem ser uma boa forma de exploração da marca e aumento do seu valor. A extensão de marca por parte dos clubes de futebol pode ser uma importante alternativa de receita em diversos segmentos. O mercado de academias fitness no Brasil já é o segundo maior do mundo e cresce anualmente. Para mensurar a importância da marca do clube na decisão de compra do consumidor do mercado de academias de ginástica e compará-la com os demais atributos, foram pesquisados os comportamentos dos consumidores do mercado de academias e que se considerassem torcedores do Grêmio Football Porto Alegrense ou do Sport Club Internacional. Através do estudo sobre consumidores das academias – que torcem para um dos dois clubes analisados e residem em Porto Alegre – foi possível identificar os principais atributos considerados pelos consumidores de academias e seus níveis – com base na pesquisa exploratória da amostra –, permitindo a pesquisa quantitativa baseada na análise conjunta de dados. Os resultados obtidos através dos métodos qualitativo exploratório e quantitativo descritivo possibilitaram calcular a utilidade de cada atributo no processo de decisão dos consumidores de academias, calcular o valor agregado pelas marcas dos clubes ao mercado de academia, determinar a sua importância no processo de decisão. Essas informações permitem que os clubes considerem mais uma oportunidade de arrecadação com a marca dos clubes, além de ampliar o valor atribuído a sua marca.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectValor de mercadopt_BR
dc.subjectAtributos de valorpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectClube de futebolpt_BR
dc.titleA utilidade das marcas do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e do Sport Club Internacional e o seu valor agregado na extensão ao mercado de academias fitnesspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001107558pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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