Popularização da neurociência e educação : a produção de um documentário e as representações do cérebro no imaginário escolar e universitário
Fecha
2019Co-director
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Esta tese irá discutir e apresentar as possibilidades da utilização de ferramentas que comunicam ciência e o espaço museal com o objetivo de trabalhar e discutir a neurociência. Na primeira etapa, apresentamos os resultados do artigo 1, que realizamos uma análise dos tipos de sistemas conceituais que estão ligados a ontologias e/ou metáforas para os escritos apresentados a partir da pergunta “O que é o cérebro para você?” pelo público participante do Museu Itinerante de Neurociências, Arte e Te ...
Esta tese irá discutir e apresentar as possibilidades da utilização de ferramentas que comunicam ciência e o espaço museal com o objetivo de trabalhar e discutir a neurociência. Na primeira etapa, apresentamos os resultados do artigo 1, que realizamos uma análise dos tipos de sistemas conceituais que estão ligados a ontologias e/ou metáforas para os escritos apresentados a partir da pergunta “O que é o cérebro para você?” pelo público participante do Museu Itinerante de Neurociências, Arte e Tecnologia (NeuroArTE), em três centros de ensino superior da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E a partir desses dados, utilizando uma análise de conteúdo, verificamos diferentes produções semânticas, bem com, a frequência do tipo de constituição de subjetividade(s) a partir das formações imaginárias que se estabelecem nos diálogos sobre a representação do cérebro, que discutimos ser importante nas construções de significado para a neurociência e para a alfabetização científica. A grande maioria dos escritos contém pistas discursivas com ambiguidades e informações que estão implícitas, partindo desde aspectos funcionais-biológicos, a interpretação do cérebro como uma máquina e até concepções religiosas e alegóricas da representação individual do cérebro. Na segunda etapa, apresentamos os dados de uma intervenção pré e pós teste com alunos do 1º ano e 3º ano do ensino médio da Escola Politécnica da UFSM, utilizando uma produção audiovisual de autoria nossa intitulada “O Cérebro de Thauan”. Tentouse investigar onde esses alunos buscam informação, como também verificar o impacto do uso do documentário comouma ferramenta narrativa para comunicar e informarsobre neurociência. Além disso, a partir dos nossos dados foi possível instruir os participantes da pesquisa a entenderem como de fato é o cérebro, bem como, de que forma ocorre a comunicação deste com o resto do corpo humano. Acreditamos que este trabalho poderá contribuir no estado da arte da Educação e Ciências, principalmente na popularização a neurociência, e na compreensão das representações do cérebro humano no imaginário coletivo. ...
Abstract
This thesis will discuss and present the possibilities of using tools that communicate science and the museum space in order to work and discuss neuroscience. In the first step, we present the results of article 1, which we perform an analysis of the types of conceptual systems that are linked to ontologies and / or metaphors for the writings presented from the question "What is the brain for you?" by the participating public of Neuro-Science, Art and Technology Itinerant Museum (NeuroArTE), in ...
This thesis will discuss and present the possibilities of using tools that communicate science and the museum space in order to work and discuss neuroscience. In the first step, we present the results of article 1, which we perform an analysis of the types of conceptual systems that are linked to ontologies and / or metaphors for the writings presented from the question "What is the brain for you?" by the participating public of Neuro-Science, Art and Technology Itinerant Museum (NeuroArTE), in three higher education centers of the Federal University of Santa Maria (UFSM). And from these data, using a content analysis, we verify different semantic productions, as well as the frequency of the type of constitution of subjectivity (s) from the imaginary formations that are established in the dialogues about the representation of the brain, that we discussed being important in constructions of meaning for neuroscience and for scientific literacy. The vast majority of writings contain discursive clues with ambiguities and information that are implicit, ranging from functional-biological aspects, the interpretation of the brain as a machine, and even religious and allegorical conceptions of individual brain representation. In the second stage, we present the data of a pre and post test intervention with students of the 1st and 3rd year of high school of the Polytechnic School of UFSM, using an audiovisual production of our own entitled "The Brain of Thauan". Attempts were made to investigate where these students seek information, as well as to verify the impact of the use of the documentary as a narrative tool to communicate and inform about neuroscience. In addition, from our data it was possible to instruct the research participants to understand how the brain actually is, as well as how the communication occurs with the rest of the human body. We believe that this work may contribute to the state of the art of education and science, especially in popularizing neuroscience, and in understanding the representations of the human brain in the collective imaginary. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
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