O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos
dc.contributor.advisor | Rapkiewicz, Clevi Elena | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Adriano Silveira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-27T04:04:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/203891 | pt_BR |
dc.description.abstract | Tratar de temas de Geografia usando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma turma da Educação de Jovens e Adultos é um desafio. Este trabalho analisa o uso de TIC em uma turma da modalidade Educação de Jovens e Adultos nas aulas de geografia em anos finais do ensino fundamental e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos. Foi analisada uma das contribuições do Google Maps para as aulas de geografia e para aprendizagem dos alunos, com base no movimento pendular realizado diariamente pelos alunos, elaborando mapas com os movimentos migratórios diários realizados pelos alunos da casa para escola, caracterizando os movimentos migratórios do bairro, desenvolvendo um trabalho coletivo com o uso do software. Neste caso, verifica-se que o trabalho não se resume aos números coletados, mas ao conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas e na prática no laboratório de informática, mostrando que os objetivos foram alcançados. | pt_BR |
dc.description.abstract | Addressing issues of Geography using Information and Communication Technologies (ICT) in a youth and adult education class is a challenge. This work has the purpose of analyzing the use of new technologies in a class of the Youth and Adult Education modality in the geography classes and the migratory movements in the daily life of the students, observing the importance of there source sand their relation in the daily life of the students. One of Google Maps contributions has been reviewed for the geography classes and for the students learning, comprehending the pendular movement, making maps with the daily migratory movements made by students from home to school, characterizing the migratory movement soft he neighborhood, state and country, mapping the risk are a soft he neighborhood, developing a collective work with the use of softwares. A quantitative research is then carried out, with an analysis of the results, aiming to understanding there searched topic. In this case, it is verified that the work is not limited to the numbers collected, but to the knowledge acquired by the students during the classes and in practice in the computer lab, showing that the objectives were reached. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Youthand Adult Education | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Geography | en |
dc.subject | Georeferencing software | en |
dc.title | O uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001109415 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)