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dc.contributor.advisorRapkiewicz, Clevi Elenapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Adriano Silveira dapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:04:56Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203891pt_BR
dc.description.abstractTratar de temas de Geografia usando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em uma turma da Educação de Jovens e Adultos é um desafio. Este trabalho analisa o uso de TIC em uma turma da modalidade Educação de Jovens e Adultos nas aulas de geografia em anos finais do ensino fundamental e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunos. Foi analisada uma das contribuições do Google Maps para as aulas de geografia e para aprendizagem dos alunos, com base no movimento pendular realizado diariamente pelos alunos, elaborando mapas com os movimentos migratórios diários realizados pelos alunos da casa para escola, caracterizando os movimentos migratórios do bairro, desenvolvendo um trabalho coletivo com o uso do software. Neste caso, verifica-se que o trabalho não se resume aos números coletados, mas ao conhecimento adquirido pelos alunos durante as aulas e na prática no laboratório de informática, mostrando que os objetivos foram alcançados.pt_BR
dc.description.abstractAddressing issues of Geography using Information and Communication Technologies (ICT) in a youth and adult education class is a challenge. This work has the purpose of analyzing the use of new technologies in a class of the Youth and Adult Education modality in the geography classes and the migratory movements in the daily life of the students, observing the importance of there source sand their relation in the daily life of the students. One of Google Maps contributions has been reviewed for the geography classes and for the students learning, comprehending the pendular movement, making maps with the daily migratory movements made by students from home to school, characterizing the migratory movement soft he neighborhood, state and country, mapping the risk are a soft he neighborhood, developing a collective work with the use of softwares. A quantitative research is then carried out, with an analysis of the results, aiming to understanding there searched topic. In this case, it is verified that the work is not limited to the numbers collected, but to the knowledge acquired by the students during the classes and in practice in the computer lab, showing that the objectives were reached.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouthand Adult Educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectGeoreferencing softwareen
dc.titleO uso do google maps na EJA : geografia e os movimentos migratórios no cotidiano dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109415pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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