Show simple item record

dc.contributor.advisorNunes, Felipe da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Daniel de Castropt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:04:50Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203880pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho apresenta em seus conteúdos informações referentes ao uso das mídias em sala de aula, centralizado no uso de tecnologias no ensino das séries iniciais. Para isso foram desenvolvidas atividades com ferramentas explorando o vídeo como forma de motivação da leitura e da escrita no desenvolvimento da alfabetização e o letramento do aluno. Entre as atividades que exploramos ao longo do trabalho, na primeira, os alunos do terceiro ano do ensino fundamental fizeram registros com o celular tendo cada aluno que filmar os colegas no decorrer da atividade. Na segunda atividade, as crianças trabalharam através da internet elaborando tarja de histórias em quadrinhos trazendo uma maneira mais prazerosa para o desenvolvimento de sua escrita. O objetivo na primeira atividade foi desenvolver através do vídeo sua leitura e escrita, de forma a recontar uma história pesquisada pelos alunos através de desenhos e frases. A segunda atividade teve como objetivo observar como os alunos interagiram com uso de novas ferramentas na construção dos desenhos e frases. Ao longo das atividades podemos verificar que os alunos selecionados para os trabalhos mostraram-se receptivos, querendo atingir os objetivos propostos com as ferramentas, com prazer na realização. Os meninos da pesquisa mostraram um gosto maior pelo registro com o uso do celular do que as meninas, que por sua vez gostaram mais da confecção dos quadrinhos com uso da página pixton na internet nos computadores.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents in its contents information regarding the use of media in the classroom, centered on the use of technologies in the teaching of the initial series. For this, activities were developed with tools exploring the video as a form of motivation of reading and writing in the development of literacy and the literacy of the student. Among the activities that we explore throughout the work, in the first, the students of the third year of elementary school made records with the cell phone having each student to film the colleagues in the course of the activity. In the second activity, the children worked through the internet elaborating comic book strip bringing a more pleasant way for the development of their writing. The objective in the first activity was to develop through the video its reading and writing, in order to retell a story researched by the students through drawings and phrases. The second activity had as objective to observe how the students interacted with the use of new tools in the construction of the drawings and phrases. Throughout the activities we can verify that the students selected for the works were receptive, wanting to reach the proposed objectives with the tools, with pleasure in the accomplishment. The boys in the survey showed a greater taste for registration with the use of the cell phone than the girls, who in turn liked the making of comics more often with the use of the pixton page on the internet on computers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVideoen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectComicen
dc.subjectEarly yearsen
dc.titleO vídeo auxiliando o hábito da leitura e a escrita no primeiro ciclo do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109434pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record