Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerrari, Andrea Gabrielapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Clarice Maria Jahnpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:04:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203846pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação compõe um esforço para compreender algumas ideias de Bion, com intuito de contribuir no campo do atendimento clínico de crianças. Para isso, ocupamo nos com a teoria do pensar desse autor. Como apoio, também recorremos a formulações, concepções e conceitos de Chuster a respeito do modus operandi da Psicanálise de Bion, para mergulhar nos enunciados acerca das funções da personalidade humana e dos diferentes modos de fatoração implicados. O interrogante que norteia nossa pesquisa é: o que um psicanalista tem a dizer em relação ao pensar da criança? Na primeira parte deste trabalho, apresentamos um breve recorte do homem Wilfred Ruprecht Bion, seguido de uma reflexão epistemológica a sobre sua Psicanálise. Prosseguimos partindo da articulação de alguns conceitos na teoria do pensar – pré-concepção, rêverie, função alfa (α), a psicomecânica entre continente-conteúdo (♀♂) e a oscilação posição esquizoparanoide e posição depressiva (PS↔D) – para sustentar uma conversa com a clínica psicanalítica de crianças. Na continuidade do trabalho, passamos a averiguar a respeito da situação edípica, como uma forma de pré-concepção e simultaneamente como um vetor de comunicação do viver humano. No texto, integramos vinhetas clínicas para interrogar quais os operadores da personalidade da criança por meio do brincar a sessão. Encerramos a dissertação apontando as possibilidades do pensar a complexidade.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is an effort to understand some of Bion's ideas in order to contribute to the field of clinical care for children. For this we deal with Bion's theory of thinking. As support we also resort to Chuster's formulations, conceptions and concepts regarding the modus operandi of Bion's psychoanalysis, to delve into the statements about the functions of human personality and the different modes of factorization involved. The question that guides our research is: What does a psychoanalyst have to say about the child's thinking? In the first part of this work, we present a brief snip of the man Wilfred Ruprecht Bion, followed by an epistemological reflection on his psychoanalysis. We proceed from the articulation of some concepts in the theory of thinking - preconception, rêverie, alpha function, the psycho mechanics between ♀♂ and the schizo paranoid position oscillation and depressive position - to sustain a conversation with the psychoanalytic clinic of children. In the continuity of the work, we began to inquire about the oedipal situation as a form of preconception and simultaneously as a vector of communication of human living. In the text we integrate clinical vignettes to interrogate the operators of the child's personality by playing in the session. We conclude the dissertation pointing out the possibilities of thinking complexity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectBionen
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectTheory of thinkingen
dc.subjectPsicanalise de criancaspt_BR
dc.subjectPsychoanalytic childen
dc.subjectContainer-containeden
dc.subjectBion, Wilfred R. (Wilfred Ruprecht) , 1897-1979pt_BR
dc.subjectPsicanalistaspt_BR
dc.subjectFunction αen
dc.subjectOedipal situationen
dc.subjectComplexityen
dc.titleBion, uma travessia complexa : aproximações para a clínica psicanalítica de criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001107490pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Culturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples