Bion, uma travessia complexa : aproximações para a clínica psicanalítica de crianças
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta dissertação compõe um esforço para compreender algumas ideias de Bion, com intuito de contribuir no campo do atendimento clínico de crianças. Para isso, ocupamo nos com a teoria do pensar desse autor. Como apoio, também recorremos a formulações, concepções e conceitos de Chuster a respeito do modus operandi da Psicanálise de Bion, para mergulhar nos enunciados acerca das funções da personalidade humana e dos diferentes modos de fatoração implicados. O interrogante que norteia nossa pesquis ...
Esta dissertação compõe um esforço para compreender algumas ideias de Bion, com intuito de contribuir no campo do atendimento clínico de crianças. Para isso, ocupamo nos com a teoria do pensar desse autor. Como apoio, também recorremos a formulações, concepções e conceitos de Chuster a respeito do modus operandi da Psicanálise de Bion, para mergulhar nos enunciados acerca das funções da personalidade humana e dos diferentes modos de fatoração implicados. O interrogante que norteia nossa pesquisa é: o que um psicanalista tem a dizer em relação ao pensar da criança? Na primeira parte deste trabalho, apresentamos um breve recorte do homem Wilfred Ruprecht Bion, seguido de uma reflexão epistemológica a sobre sua Psicanálise. Prosseguimos partindo da articulação de alguns conceitos na teoria do pensar – pré-concepção, rêverie, função alfa (α), a psicomecânica entre continente-conteúdo (♀♂) e a oscilação posição esquizoparanoide e posição depressiva (PS↔D) – para sustentar uma conversa com a clínica psicanalítica de crianças. Na continuidade do trabalho, passamos a averiguar a respeito da situação edípica, como uma forma de pré-concepção e simultaneamente como um vetor de comunicação do viver humano. No texto, integramos vinhetas clínicas para interrogar quais os operadores da personalidade da criança por meio do brincar a sessão. Encerramos a dissertação apontando as possibilidades do pensar a complexidade. ...
Abstract
This dissertation is an effort to understand some of Bion's ideas in order to contribute to the field of clinical care for children. For this we deal with Bion's theory of thinking. As support we also resort to Chuster's formulations, conceptions and concepts regarding the modus operandi of Bion's psychoanalysis, to delve into the statements about the functions of human personality and the different modes of factorization involved. The question that guides our research is: What does a psychoana ...
This dissertation is an effort to understand some of Bion's ideas in order to contribute to the field of clinical care for children. For this we deal with Bion's theory of thinking. As support we also resort to Chuster's formulations, conceptions and concepts regarding the modus operandi of Bion's psychoanalysis, to delve into the statements about the functions of human personality and the different modes of factorization involved. The question that guides our research is: What does a psychoanalyst have to say about the child's thinking? In the first part of this work, we present a brief snip of the man Wilfred Ruprecht Bion, followed by an epistemological reflection on his psychoanalysis. We proceed from the articulation of some concepts in the theory of thinking - preconception, rêverie, alpha function, the psycho mechanics between ♀♂ and the schizo paranoid position oscillation and depressive position - to sustain a conversation with the psychoanalytic clinic of children. In the continuity of the work, we began to inquire about the oedipal situation as a form of preconception and simultaneously as a vector of communication of human living. In the text we integrate clinical vignettes to interrogate the operators of the child's personality by playing in the session. We conclude the dissertation pointing out the possibilities of thinking complexity. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura.
Collections
-
Humanities (7479)
This item is licensed under a Creative Commons License