Show simple item record

dc.contributor.authorPinto, Kelly Cristina Bidonept_BR
dc.contributor.authorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:03:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1414-3895pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203797pt_BR
dc.description.abstractO crescente aumento das matrículas de pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino, em um contexto no qual a legislação brasileira impulsiona a educação inclusiva, torna relevante a busca por soluções que atendam às necessidades desses alunos nas suas trajetórias acadêmicas. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo propor requisitos de projeto dos elementos da interface gráfica de objetos de aprendizagem digitais que possibilitem acessibilidade aos usuários com baixa visão. A pesquisa de mestrado da qual originou-se este artigo foi conduzida pelo método Design Science Research, com aplicação da matriz de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) na conversão de requisitos de usuário em requisitos de projeto. Como resultado, obteve-se um conjunto de requisitos de projeto da interface gráfica de usuário de objetos de aprendizagem que podem favorecer a acessibilidade para usuários com baixa visão.pt_BR
dc.description.abstractThe increasing enrollment of visually impaired people in the regular education system, in a context in which Brazilian legislation promotes inclusive education, makes relevant the search for solutions that meet the needs of these students in their academic trajectories. In this sense, this research aimed to propose design requirements of the elements of the graphic interface of digital learning objects that allow accessibility for users with low vision. The master's research from which this article originated was conducted by the Design Science Research method, with application of the Quality Function Deployment (QFD) in the conversion of user requirements into design requirements. As a result, we obtained a set of graphical user interface design requirements for learning objects that can favor accessibility for users with low vision.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. v.23, n.1 (abr. 2019), p. 96-115pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterface designen
dc.subjectInterface gráficapt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectGraphical user interfaceen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectLow visionen
dc.titleRequisitos de projeto de interfaces gráficas de objetos de aprendizagem acessíveis para usuários com baixa visãopt_BR
dc.title.alternativeDesign requirements for graphical interfaces of learning objects accessible for users with low vision en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001107379pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record