Show simple item record

dc.contributor.advisorLopes, Fernando Diaspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Yuri de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:01:50Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203739pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é realizar uma análise de viabilidade para a abertura de uma grife de moda chamada “Satã”. A empresa tem como objetivo produzir moda conceito para um público alvo LGBTQ+. Além disso, a empresa tem um objetivo realizar todos os seus processos de criação, produção e administração por pessoas LGBTQ+, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade social, como transexuais ou homossexuais com maior dificuldade de encontrar colocação profissional em função de discriminação. Para isso foi necessário definir os conceitos de empreendedorismo social, questões de gênero, mercado consumidor e os conceitos da administração. Na sequência foi realizada uma análise de mercado buscando identificar o contexto social e econômico das pessoas LGBTQ+, da indústria da moda e então foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativa buscando compreender as diferenças no consumo de moda e na percepção de responsabilidade social entre pessoas LGBTQ+ e não-LGBTQ+. Foi então elaborado um plano de negócios, englobando pontos como estratégia, marketing, gestão de pessoas e planejamento financeiro, confirmando a viabilidade do projeto.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this paper is realize a feasibility analysis for the opening of a fashion brand called “Satã”. The company has the objective of producing high fashion for the LGBTQ+ target. Besides, the company has also as an objective to realize every creation, production and business administration processes by LGBTQ+ people, especially for those people who are in a social vulnerability situation, such as transgender people and homosexuals, who has more difficult in finding professional placement due to prejudice. For this, it was necessary define the concepts of social entrepreneurship, gender, consumption market and concepts of business administration. Later it was realized an market analysis seeking to identify the social and economic context of the LGBTQ+ people, of the fashion industry and then it was realized an exploratory research with quantitative data, seeking to understand the differences in the consumption of fashion and in the perception of social responsibility among LGBTQ+ people and non-LGBTQ+ people. Then it was elaborated a business plan, reaching points such as strategy, marketing, people management and finances, confirming the viability of the project.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial entrepreneurshipen
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectSocial responsibilityen
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_BR
dc.subjectGender economicsen
dc.subjectVestuáriopt_BR
dc.subjectConscious consumptionen
dc.subjectBusiness planen
dc.subjectDiversityen
dc.titlePlano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108360pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record