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dc.contributor.authorMacke, Janainapt_BR
dc.contributor.authorCarrion, Rosinha da Silva Machadopt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:14:18Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn1413-2311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20369pt_BR
dc.description.abstractDois grandes desafios se impõem à gestão social: de um lado, desenvolver o protagonismo social em um ambiente organizacional, culturalmente marcado por práticas clientelistas, que contribuem para inviabilizar a formação de parcerias exitosas entre o Estado, a Sociedade Civil e o Mercado, e de outro, a carência de metodologias de intervenção capazes de produzir transformações efetivas. O presente artigo tem como objetivo construir um quadro de referências teórico-práticas, que integra a noção de capital social, no planejamento, na implementação e na avaliação de ações sociais conduzidas por empresas privadas. Buscando ampliar esta discussão que cerca os programas sociais de empresas privadas, o estudo propõe ainda, como objetivo específico, trabalhar com duas abordagens distintas, tendo como pano de fundo a produção de capital social: a Visão da Empresa e a Visão da Comunidade. Dessa forma, foram estudados os programas de responsabilidade social de empresas da região da Serra Gaúcha reconhecidas como socialmente responsáveis, analisando a contribuição destes para a geração ou fortalecimento do capital social das comunidades atingidas. Como principais elementos deste novo quadro de referência, destacam-se: a criação de estruturas de participação; o desenvolvimento de virtudes sociais, o fortalecimento dos laços familiares, oempoderamento das comunidades, a atuação em redes, assim como o estímulo à interação entre os diferentes públicos envolvidos no processo de transformação social.pt_BR
dc.description.abstractTwo important challenges asserts in the social management: in one hand, to develop social protagonism in an organizational environment, culturally known by clientelist practices, that contribute to difficult successful partnership between the government, the civil society and the market, and on the other hand, the lack of intervention’s methodology able to produce effective social change. This article is the result of an attempt of building a theoretical and practical board of reference, which joins the idea of social capital in the planning, implementation and evaluation of social action made by private companies. By seeking to expand this discussion that surrounds the private companies´ social programs, the study works with two approaches, having as a background the production of social capital: the Company and The Community View. Therefore, the social responsibility programs of companies known as socially responsible from the region of Serra Gaúcha were studied, analyzing their contribution to the generation or strengthening of the social capital of the reached communities. As the most important elements of this new board of reference, are highlighted: the creation of participation structures, the development of social virtues, the strengtheness of family ties, the empowerment of communities, the performance in network and the encouragement to the interactions between the different agents involved in the social changing process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 53, vol. 12, n. 5 (set./out. 2006), documento eletrônicopt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial managementen
dc.subjectGestão socialpt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectSocial responsibilityen
dc.subjectStakeholdersen
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectSocial capitalen
dc.subjectAção socialpt_BR
dc.subjectProgramas sociais : Brasilpt_BR
dc.subjectLocal developmenten
dc.titlePlanejamento, implementação e avaliação de programas sociais : uma proposta de inovaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000598497pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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