• A autoridade do conhecimento 

      Barbosa, Marcia C. (2019) [Contribución a revista]
      O artigo evoca Max Weber para discutir a autoridade do conhecimento e quais são alguns dos caminhos possíveis para a Universidade conquistar essa autoridade. Assinado por Marcia C. Barbosa, professora titular do Instituto ...
    • Continente africano foi precursor da ideia de educação superior, mas Europa leva referência por instituir seu modelo ao mundo 

      Hanzen, Elstor (2023) [Contribución a revista]
      Reportagem da Edição Especial África sobre a história do ensino superior no continente africano e das instituições de ensino até a contemporaneidade. Também, lembra da criação dos centros de estudos afro-orientais e ...
    • Isonomia, a mais doce palavra 

      Marshall, Francisco (2020) [Contribución a revista]
      Aborda a isonomia na universidade e a necessidade de garantir que alunos e técnicos tenham o mesmo peso de decisão que os professores na hora de escolher os novos reitores. Assinado por Francisco Marshall, professor do ...
    • Nova luta estudantil 

      Costa, Fernanda da (2020) [Contribución a revista]
      A reportagem aborda a situação das Universidades sob a gestão do presidente Jair Bolsonaro. O texto relfete sobre as ações dos movimentos estudantis e das perspectivas para o ano letivo de 2020.
    • Política cultural, um debate necessário 

      Cardoso, Everton; Costa, Fernanda da (2019) [Entrevista]
      Em entrevista ao JU, Antônio Albino Canelas Rubim e Teixeira Coelho falam sobre a cultura, especialmente, no ambiente universitário. Antônio Rubim é professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e ...
    • Uma política para os museus 

      Aristimunha, Claudia Porcellis; Fagundes, Lígia Ketzer (2018) [Contribución a revista]
      Discute a falta de políticas públicas para os museus universitários, um tema que veio à tona após o incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro.
    • A presença de saberes e conhecimentos populares e tradicionais tem potencial para transformar a universidade 

      Ewald, Felipe; Melo, Carolina; Pires, Carolina (2023) [Contribución a revista]
      Reportagem colaborativa sobre a inclusão de saberes e conhecimentos populares e tradicionais no ambiente acadêmica e as experiências em diferentes universidades do país.
    • Refletindo sobre o acolhimento e as acomodações para os servidores autistas nas universidades 

      Pereira, Maria Cristina Pires (2024) [Contribución a revista]
      Aborda o autismo, uma condição neurológica, e a falta de preparação das universidades para um melhor acolhimento em seus ambientes.
    • The presence of popular and traditional knowledge has the potential to transform the university 

      Ewald, Felipe; Melo, Carolina; Pires, Carolina (2024) [Contribución a revista]
      Reportagem colaborativa sobre a inclusão de saberes e conhecimentos populares e tradicionais no ambiente acadêmica e as experiências em diferentes universidades do país.