Now showing items 1-20 of 743

    • 21% das federais possuem uma política cultural 

      Costa, Fernanda da (2019) [Contribution to periodical]
      A segunda reportagem da série que aborda aspectos da produção cultural, discute sobre quantas universidades federais possuem políticas culturais, a democratização da cultura, além de citar algumas políticas já em andamento ...
    • 85 anos de compromisso com o RS e o Brasil 

      Oppermann, Rui Vicente (2019) [Contribution to periodical]
    • 85 anos de vivências 

      Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Museu Universitário (2019) [Contribution to periodical]
      Conjunto de fotografias do período 1950-1990, pertencente ao Museu da UFRGS, que retratam atividades universitárias.
    • Acesso virtual a acervos situados em países do norte favorece o desenvolvimento de pesquisas sobre o Antigo Oriente no Brasil 

      Pereira, Pedro Henrique Tubiana (2023) [Contribution to periodical]
      Trata da questão do acesso às fontes de informação digitalizadas, sobre o Antigo Oriente, representar novas possibilidades de pesquisa e olhares para os historiadores situados no Brasil.
    • Ações para inclusão 

      Morais, Ricardo (2020) [Contribution to periodical]
      A matéria aborda as oportunidades e as iniciativas criadas pela Universidade para pessoas com deficiência, mas também as dificuldades que esses alunos ainda enfrentam na rotina estudantil da Instituição.
    • Acolhimento às crianças e adolescentes no abrigo sediado na Esefid 

      Vaccari, Alessandra; Ferreira, Anali Martegani; Issi, Helena Becker; Mata, Junia Aparecida Laia da; Wottrich, Laura A. F.; Valentini, Nadia Cristina; Zarth, Silvana Maria; Reidel, Tatiana; Wegner, Wiliam (2024) [Contribution to periodical]
      Relato do grupo interdisciplinar que atuou no abrigo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da UFRGS, e foi responsável pelas atividades de acolhimento às crianças e adolescentes, vítimas da enchente no Rio ...
    • Um acontecimento chamado Mangueira 

      Pereira, Nilton Mullet (2019) [Contribution to periodical]
      Trata do tema da campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2019, Estação Primeira de Mangueira, "História para ninar gente grande". Assinado por Nilton Mullet Pereira, professor da Faculdade de Educação/UFRGS.
    • Adoção da Ciência Aberta no Brasil enfrenta resistências de dentro da comunidade acadêmica 

      Marques, Simone Dias (2024) [Contribution to periodical]
      Aborda o tema da Ciência Aberta e os desafios enfrentados para sua adoção e desenvolvimento no Brasil, bem como o sistema de avaliação da produção científica e os acordos transformativos com as editoras, gerenciados pela Capes.
    • Afrocentricidade em saúde: uma abordagem holística para acolhimento e representatividade de pessoas pretas 

      Marques, Simone Dias (2024) [Contribution to periodical]
      A medicina afrocentrada busca um atendimento humanizado e coerente com a perspectiva do sujeito africano. A reportagem apresenta esse movimento, as iniciativas de combate ao racismo e à promoção da diversidade e inclusão ...
    • Agricultura orgânica propicia modelo de economia sustentável no Litoral Norte 

      Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Jornal da Universidade (2024) [Contribution to periodical]
      Resgata a reportagem, publicada no Jornal da Universidade em março de 2015, sobre a agricultura orgânica, como uma forma de desenvolver uma economia sustentável.
    • Além da teoria e da prática 

      Corazza, Sandra Mara (2019) [Contribution to periodical]
      O artigo aborda a importância do diálogo entre a experiência do ensino superior e da educação básica como um dos pilares da escola brasileira. Além disso, apresenta uma discussão breve sobre a docência e práticas docentes. ...
    • Alimentação: um modo de amar os outros 

      Baptista, Daniel (2019) [Contribution to periodical]
    • “Alpen 1”, fotografia de Marina Camargo, e seus múltiplos reflexos 

      Motta, Gabriela (2024) [Contribution to periodical]
      Analisa o projeto de Marina Camargo, o Alpenprojekt, que se propõe a estudar a paisagem enquanto materialidade.
    • Apoio geotecnológico nas encostas do Rio Grande do Sul 

      Andrades-Filho, Clódis; Mexias, Lorenzo; Oliveira, Guilherme de; Guasselli, Laurindo; Sluter, Claudia; Iescheck, Andrea (2024) [Contribution to periodical]
      Trata do mapeamento de movimentos de massa ocorridos na Região dos Vales, no Rio Grande do Sul, realizado por sensoriamento remoto, com o objetivo de indicar diretrizes para projetos de reconstrução.
    • Aposta no longo prazo 

      Cardoso, Everton (2019) [Contribution to periodical]
      Trata da criação do Fundo Centenário, em 2017, pela Escola de Engenharia (EE) da UFRGS. O fundo prevê ser uma fonte de recursos de suporte à projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação da Escola de Engenharia.
    • Aprender a olhar-se no espelho 

      Acosta, Emerson Trindade (2019) [Contribution to periodical]
      Perfil de Maria José dos Santos Alves, graduanda de Museologia.
    • Aprender uma língua, compartilhar vivências 

      Bordin, Heloíse (2018) [Contribution to periodical]
    • Aprendizado no contexto da pandemia 

      Oliveira, William Klein; Drehmer, Vanessa Lagemann; Freddo, Angelo Luiz; Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti (2024) [Contribution to periodical]
      Descreve os objetivos e resultados de estudo para a avaliação dos processos de aprendizado de duas turmas do curso de Odontologia da UFRGS, sendo uma de tamanho regular e outra com o dobro de alunos devido à interrupção ...
    • As áreas verdes públicas precisam se manter verdes e públicas 

      Guadagnin, Demetrio Luis (2024) [Contribution to periodical]
      Aborda a necessidade de manutenção das áreas verdes, sejam elas públicas ou privadas, urbanas ou rurais.
    • Argumentação e aquisição da Libras 

      Silva, Ana Clara Jardim da; Vieira, Alessandra Jacqueline (2023) [Contribution to periodical]
      Aponta alguns resultados de pesquisa realizada com o objetivo de verificar o discurso argumentativo de crianças surdas e como aprendem e interagem na aquisição da Libras.