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Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúncia
dc.contributor.author | Alves, Ubiratã Kickhöfel | pt_BR |
dc.contributor.author | Kampf, Felipe Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T04:04:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-4846 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/203622 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, veriicamos os efeitos do treinamento perceptual na percepção e produção dos padrões de VOT de plosivas iniciais do Inglês por aprendizes brasileiros. O experimento consistiu em um pré-teste, um pós-teste imediato e dois pós-testes postergados. O primeiro pós-teste postergado foi realizado um mês após o treinamento, e o último, três anos mais tarde. Os resultados mostraram um aumento tímido nos índices de identiicação por parte do Grupo Experimental, não tendo sido verifcado um aumento nas durações de VOT entre o pré-teste e o último pós-teste. Através destes dados, chamamos a atenção para a necessidade de uma abordagem de treinamento perceptual conjugada a atividades adicionais de conscientização acerca dos aspectos fonético-fonológicos, além de integrada a uma exposição contínua às formas-alvo. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this article, we investigate the efects of perceptual training on the perception and production of word-initial VOT patterns in English by Brazilian learners. he experiment consisted of a pre-test, a post-test and two delayed post-tests. he irst delayed post-test took place one month ater training, while the second one took place three years later. he results show a slight increase in the identiication rates by the Experimental Group, and no signiicant increase between the pre-test and the inal post-test in the production data. Based on these results, we draw attention to the need of associating perceptual training with additional awareness-raising tasks on phonetic-phonological aspects, combined with a continuous exposure to the target forms. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ilha do desterro : a journal of language and literature. Florianópolis, SC. Vol. 72, n. 3 (set./dez. 2019), p. [375]-399 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Língua inglesa (segunda língua) | pt_BR |
dc.subject | Perceptual training | en |
dc.subject | Word-initial plosives | en |
dc.subject | Voice Onset Time | pt_BR |
dc.subject | Plosiva | pt_BR |
dc.subject | Pronunciation teaching | en |
dc.subject | Fonética | pt_BR |
dc.title | Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúncia | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001104755 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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