Show simple item record

dc.contributor.authorLudovico, Francieli Motterpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Aline Dubalpt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T04:03:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1807-1597pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203594pt_BR
dc.description.abstractSabe-se da necessidade e da preocupação em levar a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) para a sala de aula, a fim de incentivar e promover práticas educacionais enriquecedoras, atrelando ferramentas aos conteúdos a serem trabalhados no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo de caso acerca de uma prática pedagógica a distância na modalidade síncrona e colaborativa, por meio de um Software de Apresentação Digital Interativa (SADI) e verificar o impacto desse no desenvolvimento de uma aula. Esse estudo, metodologicamente, seguiu pelos caminhos da pesquisa qualitativa, de tipo estudo de caso. A partir dessa experiência, foi verificado que o SADI Voice Thread mostra-se viável no uso síncrono e colaborativo. Além disso, oferece possibilidades de interação multimodal, que aproximaram os interlocutores, propiciaram mediação, colaboração, trocas mútuas, e ainda serviu como laboratório para que as participantes, todas professoras, pudessem encontrar novos caminhos para suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractIt is known about the need and concern in taking Digital Communication Technology to the classroom, in order to encourage and promote enriching pedagogical practices, tying tools to the contents to be worked in the teaching and learning process. Thus, the present article aims to develop a case study about a distance learning practice in a synchronous and collaborative mode, through an Interactive Digital Presentation Software (SADI), and to verify the impact of this practice in a class context. This study, methodologically, followed the qualitative perspective focusing on case study. From this experience, it was verified that the SADI Voice Thread is viable in synchronous and collaborative use. Besides that, it offers possibilities for multimodal interaction, which approached the interlocutors, enabled mediation, collaboration, mutual exchanges, and also served as a laboratory so that the participants, all teachers, could find new paths to their pedagogical practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterLetras. [Dourados, MS]. Vol. 8, n. 30 (out. 2019/mar. 2020), p. 1-14pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVoice threaden
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.titleO uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncronapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001104418pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record