Show simple item record

dc.contributor.advisorFranciscatto, Robertopt_BR
dc.contributor.authorMariano, Silvia Cristina Dominguespt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T04:00:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203234pt_BR
dc.description.abstractA inserção das mídias na educação aumentou seu fluxo a partir da consolidação das TICs digitais. Apesar das ferramentas serem cada vez mais eficazes, o espaço educacional ainda não está adequado para o uso eficiente destas ferramentas. A proposta deste trabalho é direcionada ao professor, com a intencionalidade de trazer as discussões das relações étnico culturais a partir do protótipo de Curso EaD. A ideia em si é de incentivar o professor a investir na sua capacitação utilizando-se das mídias digitais. Propiciar a discussão tanto do uso positivo das tecnologias digitais na educação, quanto na elaboração do planejamento, onde amplie o uso consciente das tecnologias digitais em sala de aula, bem como rever a concepção da influência étnico-racial na formação histórico cultural do povo brasileiro, de modo a ressignificar a autoimagem e autoestima, desconstruindo o status quo consolidado pelo relato unilateral da cultura europeia no Brasil. Deste modo na tradição africana a imagem do griô, vem para elucidar a ideia de compartilhamento de saberes através de comunicadores, dantes apenas orais, por educadores que hoje dispõem de um universo extenso de ferramentas de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThe insertion of the media in the education increased its flow from the consolidation of the digital TICs. Although the tools are increasingly effective, the educational space is not yet adequate for the efficient use of these tools. The proposal of this work is directed to the teacher, with the intention of bringing the discussions of ethnic cultural relations from the prototype of the EaD Course. The idea itself is to encourage teachers to invest in their training using digital media. To foster the discussion of both the positive use of digital technologies in education and in the elaboration of planning, in which to expand the conscious use of digital technologies in the classroom, as well as to revise the conception of ethnic-racial influence in the historical cultural formation of the Brazilian people, in order to re-signify self-image and self-esteem, deconstructing the status quo consolidated by the unilateral account of European culture in Brazil. Thus in the African tradition the image of the griot comes to elucidate the idea of sharing knowledge through communicators, once only oral, by educators who today have an extensive universe of communication tools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectDistance Educationen
dc.subjectCultural Diversityen
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing Educationen
dc.titleFormação continuada (EAD) de educação para a diversidade racial “Griô”pt_BR
dc.title.alternativeUse of digital and printed media in the learning process in Technical Education en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108920pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record