Uso de Tecnologias no Ensino de Jovens e Adultos – (EJA)
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
A mudança provocada com a utilização do smartphone em sala de aula traz à tona questionamentos em relação à postura dos professores e, sobretudo, seu compromisso frente aos alunos, onde não basta apenas conhecer as novas tecnologias, mas necessita-se que haja sua aplicação em sala de aula, para diversificar a forma de ensinar e alcançar melhores resultados. Neste sentido, a pretensão deste trabalho é a de averiguar se o smartphone é ou não utilizado em sala de aula como ferramenta de ensino e b ...
A mudança provocada com a utilização do smartphone em sala de aula traz à tona questionamentos em relação à postura dos professores e, sobretudo, seu compromisso frente aos alunos, onde não basta apenas conhecer as novas tecnologias, mas necessita-se que haja sua aplicação em sala de aula, para diversificar a forma de ensinar e alcançar melhores resultados. Neste sentido, a pretensão deste trabalho é a de averiguar se o smartphone é ou não utilizado em sala de aula como ferramenta de ensino e buscar caminhos para a aplicação de seu uso na maneira de apresentar, debater e até mesmo nas avaliações de conteúdos ensinados aos alunos, ligando-os com a nova realidade presente hoje em suas vidas. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa qualitativa exploratória e os resultados encontrados foram de certa forma surpreendente, uma vez que foi constatado que os alunos cada vez mais utilizam o smartphone em sala de aula e muitas professores não incentivam e/ou proíbem esta utilização. ...
Abstract
The change brought about by the use of the smartphone in the classroom raises questions about the attitude of the teachers and, above all, their commitment to the students, where it is not enough just to know the new technologies, but it is necessary that it acts its application in classroom, to diversify teaching and achieve better results. In this sense, the pretension of this work is to find out if the smartphone is or not used in the classroom as a teaching tool and to search for ways to ap ...
The change brought about by the use of the smartphone in the classroom raises questions about the attitude of the teachers and, above all, their commitment to the students, where it is not enough just to know the new technologies, but it is necessary that it acts its application in classroom, to diversify teaching and achieve better results. In this sense, the pretension of this work is to find out if the smartphone is or not used in the classroom as a teaching tool and to search for ways to apply its use in the way of presenting, debating and even in the evaluations of contents taught to students, linking them with the new reality present today in their lives. The research proceeded in an exploratory way and the results found were somewhat surprising, since it was found that students are increasingly using the smartphone in the classroom and many teachers do not encourage this use, even banning. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License