Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade
dc.contributor.advisor | Ramos, Silvana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Schmitt, Tassiana Truccollo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T04:00:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/203222 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este presente estudo tem como base uma pesquisa desenvolvida e realizada com professores regentes da disciplina de matemática na educação básica, atuantes no ensino público do Estado do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana. Tem como finalidade abordar e discutir a importância da aplicação de recursos digitais em aulas de matemática, com o intuito de observar e analisar como é realizada a inserção dessa mídia educacional no ambiente escolar. O resultado permite avaliar como foi efetivada a formação acadêmica dos professores. A pesquisa realizada é de forma qualitativa através de questionários e pretende explorar a formação acadêmica do professor de matemática, onde se analisa quais benefícios e dificuldades são encontrados na elaboração e aplicação de aulas que utilizam os objetos de aprendizagem (OA), com o auxílio dos recursos tecnológicos. Os resultados finais indicam que os docentes pesquisados encontram dificuldades de colocar em prática esta metodologia por não ter um laboratório de informática adequado nas escolas públicas para desenvolver o trabalho com eficiência. | pt_BR |
dc.description.abstract | This present study is based on research developed and realized with math teachers of elementary mathematics, which they work in public schools of Porto Alegre and Metropolitan Region, Rio Grande do Sul State. Its objective is to approach and discuss the importance of the application of digital resources in mathematics classes, in order to observe and analyze how the insertion of this educational media in the schoolar environment is carried out. The result allows to evaluate how the academic formation of the teachers was made effective. The research carried out is qualitative through questionnaires and intends to explore the academic formation of the mathematics teacher, where it analyzes which benefits and difficulties are found out in the elaboration and application of Math classes that use the learning objects (OA translated to Portuguese), with the aid of technological resources. The final results indicate that teachers find it difficult to apply this methodology because they do not have an adequate computer lab to develop their work efficiently. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Math teachers | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Technological resourses | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Learning objects | en |
dc.subject | Technology | en |
dc.title | Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001108940 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)